Setúbal aprova comboio turístico na cidade

Conhecer a cidade - e a sua cultura - numa viagem de 50 minutos 

A criação de um circuito de comboio turístico em Setúbal, com um percurso de cerca de sete quilómetros e a duração aproximada de uma hora foi aprovado pela Câmara de Setúbal. A viagem propõe um itinerário turístico pelas principais artérias da cidade, como as avenidas José Mourinho, Jaime Rebelo, 5 de Outubro, Manuel Maria de Portela, Independência das Colónias e Praça Vitória Futebol Clube. A paragem vai ficar na Avenida Luísa Todi, junto à Casa da Baía. Cada viagem custará seis euros para adultos (e três euros para crianças dos 5 aos 11 anos). Na mesma reunião foi deliberada a adesão do município à Nobre Confraria Gastronómica do Melhor Peixe do Mundo, constituída em 2017, é uma associação sem fins lucrativos vocacionada para a promoção do peixe de todas as zonas piscatórias de Portugal.
Comboio irá mostrar cidade aos turistas 

Este novo serviço, a explorar pela Luísa Todi – Empresa de Transporte Luísa Todi, Lda., propõe um circuito turístico pelas principais artérias da cidade, num itinerário circular com início na Avenida Luísa Todi, junto da Casa da Baía.
"O percurso de 6,8 quilómetros e com a duração de 50 minutos inclui passagens, entre outras, pelas avenidas José Mourinho, Jaime Rebelo, 5 de Outubro, Manuel Maria de Portela e Independência das Colónias, bem como pela Praça Vitória Futebol Clube", diz a autarquia.
Cada viagem tem um custo de seis euros para adultos e de três para crianças dos 5 aos 11 anos. No tarifário há a possibilidade de aquisição de bilhetes válidos para todo o dia por sete euros para adultos e quatro para crianças.
"Os utilizadores do comboio turístico dispõem de um serviço audioguia individual, com auricular descartável, disponível em oito idiomas, com diversas informações, entre as quais, sobre a oferta turística e cultural da cidade", refere a Câmara de Setúbal.
O circuito de comboio turístico funciona ao longo de todo o ano, com exceção de Janeiro. Está disponível, entre Outubro e Fevereiro das 11h30 às 17h30, de Abril a Junho das 10h30 às 19h30 e de Julho a Setembro das 10h30 às 20h30.
A deliberação camarária destaca que, face “ao crescimento do turismo da cidade nos últimos anos”, torna-se “cada vez mais importante a criação de soluções de circulação rodoviária de teor turístico” e facilitadoras da mobilidade urbana.

Município adere à Confraria do Peixe
Foi ainda aprovada a adesão do município à Nobre Confraria Gastronómica do Melhor Peixe do Mundo, com a aprovação dos respetivos estatutos. 
A Confraria do Peixe - Nobre Confraria Gastronómica do Melhor Peixe do Mundo, constituída em 2017, é uma associação sem fins lucrativos vocacionada para a promoção do peixe de todas as zonas piscatórias de Portugal.
Sediada em Lisboa, visa aliar a componente gastronómica à sustentabilidade dos recursos pesqueiros, à intervenção e inovação na utilização do pescado e à preservação e divulgação do património e das artes piscatórias.
A Câmara de Setúbal assume, desde 2012, a promoção do peixe e das atividades associadas à pesca e ao mar como um produto estratégico de valorização territorial da região.
Em 2015, criou a marca “Setúbal Terra de Peixe”, que unifica políticas e ações de sensibilização ambiental e promoção turística e integra iniciativas, como realização de festivais gastronómicos, demonstrações, palestras, visitas pedagógicas a escolas e exposições associadas a atividades piscatórias e marítimas.
A autarquia defende a "importância histórica, económica, social, ambiental e cultural das atividades associadas ao mar e à pesca na região de Setúbal, a par da necessidade de concertar estratégias de atuação e promoção territorial, com parceiros públicos e privados, em matérias relacionadas com o mar e a pesca", explica a Câmara sadina.
A adesão a esta associação implica o pagamento de uma joia com valor de 25 euros e o pagamento da quota anual de confrade, de 20 euros.
A deliberação seguiu para aprovação em Assembleia Municipal.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários