"Preparatória" de Pinhal Novo testa segurança esta tarde

Bombeiros do concelho participam em exercício conjunto na Escola Básica 2,3 José Maria dos Santos

“Segurança das Crianças, a Nossa Responsabilidade” é o tema em destaque nas Comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, que estão a decorrer no concelho de Palmela, até 19 de Maio, com um programa diversificado. Agendado para esta terça-feira, o exercício de atuação conjunta, com participação das três corporações de Bombeiros do Concelho [Pinhal Novo, Palmela e Águas de Moura] e de outros agentes de proteção civil, na Escola Básica 2,3 José Maria dos Santos, Pinhal Novo, será um dos momentos da programação revestido de maior operacionalidade e meios em cenário de exercício, assim como a realização de três simulacros, que vão permitir testar os planos de segurança nas escolas básicas de Aires (Palmela), de Cajados (Águas de Moura) e da Palhota (Pinhal Novo).
Simulacro decorre esta tarde em Pinhal Novo 

No âmbito das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, a decorrer, realiza-se, esta terça-feira, às 17h30, em Pinhal Novo, um exercício de atuação conjunta na EB 2,3 José Maria dos Santos, promovido pelos bombeiros do concelho, Serviço Municipal de Proteção Civil e GNR, envolvendo meios de resposta reais.
O exercício, que tem como cenário de atuação um incêndio na cozinha da escola, envolvendo um adulto e duas crianças, tem como principais objetivos testar a capacidade de organização dos bombeiros do concelho e treinar os procedimentos operacionais associados à intervenção e de coordenação entre os agentes de proteção civil no teatro de operações e na sala de operações do CDOS Setúbal.
Recorde-se que, durante esta semana, estão também a decorrer simulacros de sismo na Escola Básica de Aires, na Escola Básica de Cajados e na Escola Básica da Palhota, para testar os planos de segurança daqueles estabelecimentos de ensino.
Durante a apresentação pública desta edição, que tem o epicentro no Pinhal Novo, o presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro, afirmou que a realização destas Comemorações contribui para reforçar laços de trabalho e entreajuda, salientando também que, ao longo de três semanas, o papel do Bombeiro na comunidade será evocado e homenageado “com visibilidade e reforço da sua capacidade de intervenção nos diferentes cenários de risco, através da realização de simulacros e exercícios, e também de alguns momentos de convívio entre corporações, corpos dirigentes e população em geral”.
“Segurança das Crianças, a Nossa Responsabilidade” foi o tema das Jornadas que se realizaram a 10 de Maio, na Escola Secundária de Pinhal Novo, integradas nas Comemorações do Dia Municipal do Bombeiro.
Estas Jornadas pretenderam promover o debate, a partilha de conhecimentos e experiências entre todos os agentes, criando instrumentos base para a gestão da emergência nas escolas e comunidade educativa.
“Cuidar e educar: a criança ou jovem no centro dos projetos em saúde e cidadania”, “O papel da GNR na segurança da comunidade escolar”, “Tecnologias de Informação – internet segura” e “Comportamento dos alunos na escola” foram os temas em debate, com a contribuição de profissionais das áreas da segurança, educação e saúde.
As Jornadas foram organizadas pela Câmara Municipal de Palmela e Associações Humanitárias de Bombeiros do Concelho, com a colaboração do Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal e da Junta de Freguesia de Pinhal Novo.
"Desde cedo, que grande parte da atividade e programação do Dia Municipal do Bombeiro se centrou na comunidade escolar e educativa e nos estabelecimentos escolares, onde a segurança deve assumir uma importância especial", explica a Câmara de Palmela. 
"Evitar e prevenir comportamentos de risco, conhecer e identificar as ameaças e saber agir em situações de emergência são conhecimentos e competências que podem evitar acidentes graves e através dos quais se constrói uma verdadeira cultura de segurança", sublinha ainda a autarquia. 
As comemorações do Dia Municipal do Bombeiro terminam no dia 19 de Maio, data em que o Município de Palmela vai galardoar, com a atribuição de Medalhas Municipais de Comportamento Exemplar, os Bombeiros e Bombeiras Voluntários que se tenham distinguido pelo zelo, dedicação e comportamento exemplar no exercício do seu cargo. A Sessão Solene realizar-se-á às 11 da manhã, no Auditório Municipal de Pinhal Novo.

Programa:
14 Maio | E.B. 2,3 José Maria dos Santos, Pinhal Novo
17h30 – Exercício de atuação conjunta envolvendo as três corporações de bombeiros do Concelho

16 Maio | Cajados, Águas de Moura
10h30 – Simulacro de Sismo na Escola Básica de Cajados
Colaboração dos agentes de Proteção Civil

17 Maio | Palhota, Pinhal Novo
10h30 – Simulacro de Sismo na Escola Básica da Palhota
Colaboração dos agentes de Proteção Civil

19 Maio | Quartéis dos Bombeiros de Pinhal Novo, Palmela e Águas de Moura
08h00 – Hastear de Bandeiras com Toque de Sirene

19 Maio | Auditório Municipal de Pinhal Novo
10h30 – Receção às entidades oficiais
10h45 – Desfile apeado e motorizado
11h00 – Sessão Solene de Homenagem aos Bombeiros do Concelho com atribuição de Medalhas de Comportamento Exemplar

19 Maio | Pinhal Novo
13h00 – Almoço Convívio entre a Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Direções, Comando e Corpos Ativos das Associações de Bombeiros do Concelho

Agência de Notícias

Comentários