O melhor peixe de Sesimbra está à prova até 31 de Maio

Quinzena gastronómica dá a saborear todas as espécies de peixe em 35 restaurantes

Arrancou este domingo e prolonga-se até ao último dia de Maio, a “Quinzena Gastronómica Sesimbra é Peixe” que vai permitir degustar diversos pratos confeccionados em 35 restaurantes do concelho que aderiram à iniciativa promovida pela Câmara de Sesimbra. Alguns dos melhores vinhos da Península de Setúbal vão acompanhar as mais de 50 receitas a apresentar pelos ‘chefs’ sesimbrenses nos restaurantes do concelho. A autarquia apresentou ainda o programa do Dia do Pescador, que decorre também de 12 a 31 de Maio, e duas novas conservas de Sesimbra: Carapau e Cavala em Azeite.
Sesimbra promove peixe do concelho 

“Imperador Escalado na Grelha a Carvão com Legumes Salteados em Alho e Azeite, Filetes de Peixe-espada-preto com Molho de Vieiras, Cavala de Escabeche, Lulas à ‘Pexito’ ou Robalo no Pão” são algumas das receitas destacadas pela autarquia, que vão poder ser saboreadas nos estabelecimentos de restauração aderentes.
Esta é “a primeira vez” que o município dinamiza em Maio “uma quinzena que valoriza todas as espécies capturadas pela frota de pesca sesimbrense”, depois de ter apostado em eventos gastronómicos dedicados a outros tipos de pescado que são referência e tradição à mesa no concelho, casos do espadarte, do peixe-espada-preto ou, mais recentemente, a cavala, conforme disse a Câmara de Sesimbra à ADN-Agência de Notícias.
A fama do pescado sesimbrense tem sido, de resto, alvo de reconhecimento por quem mais sabe de culinária. “O saber dos homens do mar de Sesimbra, as técnicas artesanais que foram desenvolvendo ao longo dos tempos, assim como as caraterísticas do seu mar, fazem com que o peixe capturado pelos pescadores de Sesimbra seja reconhecido por muitos ‘chefs’ como um dos mais saborosos do mundo”, salienta a edilidade, lembrando que no evento, a acompanhar as mais de 50 receitas apresentadas pelos “chef’s” sesimbrenses, vão estar “alguns dos melhores vinhos da Península de Setúbal”.
A “Quinzena Gastronómica Sesimbra é Peixe” foi lançada este domingo, a partir das 16h30, no Espaço Yes Sesimbra, durante a Festa das Chagas.
Foram também apresentados o programa do Dia do Pescador, que decorre também de 12 a 31 de Maio, e duas novas conservas de Sesimbra: Carapau e Cavala em Azeite. 
As caraterísticas económicas, sociais e culturais de Sesimbra fizeram com que, durante séculos, a figura do pescador tivesse um papel fundamental na vila, que ainda hoje se mantém.
Para reconhecer esta figura ímpar da comunidade sesimbrense, o concelho comemora o Dia do Pescador, a 31 de Maio, com um programa que inclui várias homenagens.
"O momento alto são as distinções atribuídas pela Câmara Municipal a pescadores e armadores de Sesimbra, seguida da colocação de uma coroa de flores no Monumento ao Pescador, e missa de homenagem à comunidade piscatória, na Igreja Matriz".
O momento terminou com um showcooking e degustação com peixe e conservas de Sesimbra, pela Docapesca.

Exposição Pescadores de Sesimbra
A lente do fotógrafo sesimbrense David Caretas capturou alguns dos muitos rostos de pescadores de Sesimbra, onde estão bem vincadas as marcas de vidas dedicadas ao mar. São imagens surpreendentes que impressionam pelo pormenor, pelas expressões que encerram memórias, atos de coragem e amor a uma profissão à qual Sesimbra deve muito da sua história e identidade.
A exposição Pescadores de Sesimbra, que vai estar patente até 31 de Maio, na Avenida 25 de Abril, em Sesimbra, e que será também reproduzida noutros suportes, é principalmente um tributo a todos os homens e mulheres que ao longo de séculos, de forma destemida, enfrentam o mar, umas vezes bonançoso, outras tormentoso. São homens e mulheres do mar, e de terra. São os Pescadores de Sesimbra, “a quem o mar se curva e a terra aclama”.

Agência de Notícias 

Comentários