Moita recebe a tradicional Feira de Maio até domingo

Feira regional marca o arranque da época de festas no concelho

A vila da Moita está em festa de 23 a 26 de Maio, com a tradicional Feira de Maio que marca também o início do ciclo das festas populares no concelho da Moita. No programa deste ano, não faltam as tradicionais largadas de toiros, na Avenida Dr. Teófilo Braga, uma corrida de toiros, o Espaço de Gastronomia Local, onde irá ter lugar o Almoço da Feira e os habituais divertimentos, com diferentes carrosséis. Ainda há um desfile de moda, concursos de raças de  vacas leiteiras, a mostra de Caprinos leiteiros de raças exóticas e uma mostra de produtos biológicos. O público pode assistir a três largadas, a vários espetáculos musicais e arruadas de bombos, refere a autarquia. Este evento tem como objetivo “dinamizar o comércio local” e “divulgar as tradições da Moita”, nomeadamente as “tradições taurinas”, explica a Câmara da Moita. António Pinto Basto e Micaela são as principais atrações musicais do evento.
Moita prepara Feira de 23 a 26 de Maio 

Quatro dias de muita animação abrem o ciclo das festas populares no concelho da Moita. De 23 a 26 de Maio, a vila da Moita recebe a Feira Regional que conta com um programa diversificado: as tradicionais largadas de toiros na Avenida Teófilo de Braga, exposições, gastronomia e muita música.
Na primeira noite, a 23 de Maio, a Abertura Oficial da Feira Franca, Carrosséis e Divertimentos, bem como do Espaço da Gastronomia e da Mostra de Artesanato, está marcada para as 21 horas.  De seguida, está prevista, entre outras atividades, a realização de um Desfile de Moda com a participação do Comércio Local.
No dia 24 de Maio, pelas 15 horas, realiza-se a Conferência integrada no 20º Concurso Regional da Raça Holstein Frísia da Moita, no Auditório da Biblioteca Municipal Bento Jesus Caraça, e a Abertura Oficial do 20º Concurso Regional da Raça Holstein Frísia da Moita e da 2ª Caprileite – Mostra de Caprinos Leiteiros de Raças Exóticas, no Pavilhão Municipal de Exposições. De salientar que esta iniciativa, que decorre até dia 26 deste mês, agrega algumas das maiores e mais produtivas explorações nacionais.
Ainda no dia 24, a Praça da República recebe o espetáculo de fado com António Pinto Basto, sevilhanas e, na Avenida. Dr. Teófilo de Braga, realiza-se, nessa noite, a 1ª Largada de Toiros.
No sábado, dia 25, às 10 horas abre o “Páteo das Velharias”, no Largo das Palmeiras. À noite, pelas 22 horas, o espetáculo musical é com Micaela, na Praça da República, e tem lugar a 2ª Largada de Toiros na Avenida Dr. Teófilo de Braga.
No domingo, dia 26, realiza-se a 3ª Largada de Toiros, a abertura do Espaço Biofesta 2019 – 15º Mostra de Projetos e Produtos Biológicos, a 2ª Mostra de Caprinos Leiteiros de Raças Exóticas, o  Almoço da Feira, entre outras iniciativas que se prolongam até à noite, com muita animação. Na programação deste dia, está incluída a Corrida de Toiros, na Praça Daniel do Nascimento, no dia 26, pelas 17 horas.
João Moura é o cabeça de cartaz – maestros dos maestros -, António Ribeiro Telles – o embaixador do classicismo – e Luís Rouxinol Jr – no ano de afirmação após a sua primeira temporada como cavaleiro de alternativa -, compõem a terna numa tarde onde as pegas estarão a cargo dos forcados amadores de Vila Franca de Xira e Aposento da Moita, capitaneados respectivamente por Vasco Pereira e Leonardo Mathias. Em tarde de verdadeira competição lidam-se seis toiros da ganadaria Palha. Cada bilhete custa 10 euros. 

A história da Feira de Maio 
Na Sessão da Câmara Municipal de 25 de Fevereiro de 1914 “deliberou-se transferir a feira anual de gados e quinquilharias para o quarto domingo de Maio e segunda-feira seguinte e que se fizesse a propaganda necessária para se tornar conhecida esta deliberação”.  
Passados 105 anos, o ambiente festivo invade novamente a vila da Moita, fazendo a alegria das gentes da terra e dos muitos visitantes que a vila acolhe durante os quatro dias de festa. 
"Hoje, a Feira de Maio continua a ser um local de encontro e convívio entre a população, com os atractivos e a diversidade que os tempos actuais impõem, mas respeitando as tradições que caracterizam a vila da Moita, como é o caso da Feira da Vaca Frísia", revela a organização
Para a autarquia, a Feira de Maio “é um local de convivência” e de “reencontro de amigos”, que não se vêem há algum tempo. A Câmara da Moita revela que “toda a programação da feira” foi realizada em parceria com o “movimento associativo” e com a “comunidade”, que são os “protagonistas das atividades que se vão realizar ao longo dos quatro dias”.
A autarquia lembra que este evento “só por si já atrai um elevado número de pessoas, por ser a primeira feira do município da Moita e por ter uma vertente musical e taurina, sendo as largadas conhecidas a nível nacional”.
A Câmara da Moita ambiciona que durante os quatro dias estejam presentes mais de 100 mil visitantes, caso as condições meteorológicas ajudem de quinta a domingo, os dias de festa rija pelas ruas da vila ribeirinha da Moita.

Concurso da Raça Holstein Frísia
Integrado na centenária Feira Regional de Maio, o XX Concurso da Raça Holstein Frísia realiza-se nos dias 24, 25 e 26 de Maio, no Pavilhão Municipal de Exposições, na Moita.
Após um interregno de 15 anos, o Concurso voltou a realizar-se a partir de 2017, com vista a "congregar todo o setor de produção leiteira e pecuária e contribuir para a promoção da espécie, ao mesmo tempo que procura ser um encontro entre produtores e fornecedores", explica a Câmara da Moita.
"Potenciar novas ideias na divulgação e defesa desta raça de extrema importância para a nossa região e para o país", é um dos objetivos do certame.
No dia 24 (sexta-feira), decorre uma Conferência que se constitui como um espaço de enriquecimento do conhecimento e de debate sobre temáticas de interesse para os profissionais do setor.
No dia 25 (sábado), às 15 horas  têm lugar as classificações das secções e, às 21 horas, as finais.
O Concurso da Raça Holstein Frísia é organizado pelo município da Moita com o apoio da Associação Portuguesa de Criadores da Raça Frísia e da Associação para o Desenvolvimento da Estação de Apoio à Bovinicultura Leiteira.
Em simultâneo, realiza-se, a 2ª Mostra Caprileite, no dia 26 de Maio, a partir das 10 horas. Esta Mostra tem por objetivo "divulgar as raças caprinas leiteiras exóticas mais utilizadas no país, sendo uma oportunidade para os criadores mostrarem a evolução deste importante setor", realça a autarquia.
Ainda em paralelo, decorre o 2º Concurso de Arroz Doce, no dia 26, às três da tarde. Este evento, aberto ao público em geral, premeia o melhor arroz doce a concurso.

Biofesta dedicada à Dieta Mediterrânica
A 15ª Biofesta - Mostra de projetos e produtos biológicos realiza-se a 26 de Maio, das 10h30 às 18 horas, no Largo Conde Ferreira, na Moita. Esta iniciativa, que integra o programa da Feira Regional de Maio, é dedicada, este ano, ao tema “Dieta Mediterrânica”.
"A diversidade no consumo de alimentos e técnicas culinárias saudáveis são características da Dieta Mediterrânica que incentiva a utilização de alimentos locais e sazonais, o que permite diminuir os custos energéticos, de tempo, embalagem e transporte inerentes à importação de alimentos", sublinha a autarquia da Moita.
Portanto, refere ainda a Câmara, "além ser uma forma de alimentação saudável, recorre a práticas sustentáveis e amigas do ambiente".
A Biofesta é uma aposta da Câmara da Moita e do Centro de Formação das Escolas dos Concelhos da Moita e do Barreiro. Trata-se de um evento que decorre em ambiente informal e descontraído, onde são divulgados os projetos das hortas biológicas escolares, os produtos hortícolas de microprodutores locais e comercializados produtos biológicos diversos, sendo também divulgadas organizações relacionadas com o modo de produção biológicos.
Ao longo do dia, a Biofesta é enriquecida com demonstrações, provas e muita animação.

Comentários