Festas de São Gonçalo mantêm tradição em Cabanas

Festa começa no dia da espiga e promete muita animação 

De 30 de Maio a 2 de Junho, as Festas de São Gonçalo, em Cabanas, Quinta do Anjo, vão celebrar a quinta-feira da espiga e manter a tradição desta localidade. O certame é organizado pela Associação de Festas de São Gonçalo e conta com o apoio da Câmara de Palmela. O programa das Festas conjuga a componente religiosa, de homenagem ao padroeiro São Gonçalo, com as já habituais largadas de touros, atividades desportivas, equestres e dirigidas ao público infantil (para comemorar o Dia Mundial da Criança) e também bailes e vários espetáculos musicais, com destaque para os artistas Belito Campos, no sábado, e Miguel Azevedo, no encerramento. Tudo isto acompanhado pela gastronomia, vinhos e doçaria da região.
São Gonçalo em festa até domingo 


Diz o calendário que as tradicionais festas de São Gonçalo comecem, este ano, na quinta-feira da espiga. As tradicionais Festas de São Gonçalo vão animar aquela localidade, em Cabanas, freguesia de Quinta do Anjo, entre os dias 30 de Maio e 2 de Junho. O certame é organizado pela Associação de Festas de São Gonçalo, contando com o apoio do Município de Palmela.
A forte adesão dos comerciantes no livro das Festas “contribuiu para termos um bom e diversificado programa, que terá como cabeça de cartaz Belito Campos”, revelou a presidente da Associação, Maria Lúcia Granadas que destaca que o programa "inclui diversas atividades no Dia da Criança, 1 de Junho". 
As Festas de São Gonçalo têm um vasto programa onde se destacam largadas de touros, espetáculos com a Orquestra Típica e Cantares de Azeitão, X-Acto, Kromosomas, Belito Campos, Fun Parra e Miguel Azevedo, enquanto os bailaricos serão animados pelo organista André Patrão. 
Nos três dias do evento, os visitantes podem ainda assistir a aulas de zumba, passeios a cavalo e à tradicional procissão e missa. 
A gastronomia, os petiscos, os melhores queijos certificados acompanhados dos vinhos premiados da Quinta do Anjo e do concelho de Palmela e da doçaria regional desde os bombons de Arrabidine, as tortas de Azeitão e o doce típico São Gonçalo irão fazer a delícia dos apreciadores.

Autarquias apoiam a festa 
O vereador da Cultura da Câmara de Palmela, elogiou a Associação das Festas pelo “programa diversificado e de qualidade, que contempla as vertentes religiosas, culturais, desportivas, numa interajuda e parceria com várias instituições e com o apoio do tecido económico local”. 
Para Luís Miguel Calha, “a herança que estes homens e mulheres estão a preservar faz com que acreditemos que haverá um acréscimo de visitantes”. 
O responsável pela pasta da cultura e do turismo, em Palmela, deixou ainda uma pergunta que não quis calar:  “o que seria deste concelho sem os dirigentes associativos, que fazem as festas em parceria com as juntas de freguesia e o município?”.  
A Câmara de Palmela, diz Luís Miguel Calha, vai atribuir um apoio financeiro no valor de "mil euros à Associação de Festas de São Gonçalo, como comparticipação à edição de 2019 do certame". Para além do apoio financeiro, disponibiliza apoios logísticos estimados em  cinco mil e 500 euros, que incluem infraestruturação elétrica e de águas, limpeza e recolha de resíduos. 
Para António Mestre, presidente da Junta de Quinta do Anjo, “o apoio dado à Associação de Festas, no montante de mil e quinhentos euros, não é uma despesa, mas um investimento na cultura e na tradição” e “o trabalho desta equipa estende-se a toda a freguesia”.

Programa

30 de Maio
20h00 - Inauguração das festas com entidades oficiais
21h00 - OTCA - Orquestra Típica e Cantares de Azeitão

31 de Maio
17h00 - Largadas de touros
21h00 - Espetáculo musical com X-Acto
23h00 - Espetáculo musical com Kromosomas

1 de Junho
10h00 - Dia Mundial da Criança (Planetário)
10h00 - Aulas abertas de Zumba e Fitness (incluídas no plano de atividade Ginásio para tod@as)
Apoio: Junta de Freguesia de Quinta do Anjo e Câmara Municipal de Palmela
15h00 - Dia Mundial da Criança (insufláveis, jogos tradicionais e pinturas faciais)
Apoio: Junta de Freguesia de Quinta do Anjo e Câmara Municipal de Palmela
17h00 - Largadas de touros
20h30 - Baile com André Patrão
22h30 - Espetáculo musical com Belito Campos
00h00 - Baile com André Patrão

2 de Junho
08h30 - II Passeio a Cavalo
15h00 - Procissão em Honra de São Gonçalo
17h00 - Missa na Capela de São Gonçalo
18h00 - Leilão
19h00 - Espetáculo musical com FunParra
21h00 - Espetáculo musical com Miguel Azevedo
00h00 - Encerramento das festas


Agência de Notícias



Comentários