Dá um Gosto ao ADN

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Azeitão dá a provar a tradição do Manel da Horta

“Há uma grande festa na horta do Manel e das Marias de sexta-feira a domingo”

A festa do Manel da Horta regressa a Vila Nogueira nos dias 24, 25 e 26 de Maio, com “Tradições, Sabores e Aromas de Azeitão” a marcarem presença num certame com gastronomia, artesanato, música, ateliers, jogos tradicionais e exposições. A vida no campo e o espírito de aldeia são recriados neste já tradicional evento, organizado pela Junta de Freguesia de Azeitão com apoio da Câmara de Setúbal, que, durante três dias, destaca produtos gastronómicos, vínicos e artesanais da região da Arrábida e de Azeitão. A presidente da Junta de Freguesia de Azeitão garante que a festa representa também um meio importante para a afirmação da cultura azeitonense. “Ajuda a defender a gastronomia, a doçaria e a cultura local. Sem esquecer a envolvência das crianças”, sublinha Celestina Neves. O Manel da Horta, mascote criada pelo cartoonista Augusto Cid, juntamente com as suas Marias, é uma presença constante na animação do certame. 
Manel da Horta está de volta... as Marias também 

As tasquinhas gastronómicas, com sopa caramela, provas de vinho, queijos, mel, doçaria e produtos hortícolas da região, marcam, uma vez mais, presença no certame, de entrada gratuita, a realizar no “rossio” de Vila Nogueira de Azeitão.
Os produtos hortícolas, florais, artesanais e turísticos são também atrativos da quinta do Manel da Horta, que inclui ainda a venda de artigos em chita e de croché e uma exposição de antigas alfaias agrícolas.
Jogos tradicionais e didáticos ligados à sensibilização do ambiente, bem como ateliers para crianças e adultos fazem igualmente parte do programa do fim de semana.  
O “Tradições, Sabores e Aromas de Azeitão” abre as portas na sexta-feira, dia 24, às 16 horas, com a inauguração oficial a ter lugar às 20 horas. Às 21h30, “Há orquestra na horta do Manel”, com a Voz do Alentejo.
Sábado, o certame abre às 16 horas. O programa das atividades arranca às 15 horas e, até às 20 horas, decorre o “Café Conserto para a família”, destinado a arranjos de roupa, pequenos móveis e eletrodomésticos e à recuperação de brinquedos.
No leque de atividades previstas para sábado e domingo, estão incluídos, às 15h30, junto à casa do Manel da Horta – Espaço Descobertas, jogos de aprendizagem para crianças no atelier “A brincar também se aprende”, inspirado no método Montessori e Reggio.
Nos dois dias, às 16 horas Ana Castilho desenvolve o atelier “Conhecer algumas espécies da flora local”, através de identificações e desenhos de espécies. Às 17 horas, “A Horta na Cozinha” inclui modelagem com pasta de açúcar, com Cláudia Ribeiro.
Meia hora depois, Andreia Pinheiro Oliveira, da Paladares Biológicos, dá luzes sobre “Construção de Bonecos Ecológicos”.
No sábado decorre ainda um atelier de pintura e feitura de pulseiras e anéis inspirados nos animais que habitam no Parque Natural da Arrábida, na atividade “Cria a tua pulseira e o teu anel”.
Os desportos radicais também estão incluídos no programa, com uma iniciação de “Escalada às Árvores”, desenvolvida pela YMCA – Camp Alambre, a realizar no espaço do certame da festa, entre as 16 e as 20 horas de sábado.
Manel da Horta e as suas Marias promovem o teatro de rua com a peça “O Mercado de Azeitão”, sábado, às 18 horas e domingo, ao meio dia e 17h30.
A música toca a partir das 21h30, num momento destinado à partilha de memórias, com o “Baile do Chapéu”, pela Orquestra Típica O.C.T.A. A partir das 22h45, “Há Baile na Horta do Manel”, com a música de Fulano, Beltrano & Sicrano, do conjunto musical Tradballs.
Domingo, o “Tradições, Sabores e Aromas de Azeitão” arranca às 9h30 com um passeio pedestre organizado pelo Parque Natural da Arrábida, com partida e chegada a Azeitão. O certame abre ao público às 10 e encerra às 20 horas.
O Manel da Horta, mascote criada pelo cartoonista Augusto Cid, falecido em Março, juntamente com as suas Marias, é uma presença constante na animação do certame.
O programa deste ano assinala o Dia Europeu dos Parques Naturais, a 24 de Maio, com uma exposição temática sobre o Parque Natural da Arrábida, realizada pelos alunos das escolas de Azeitão.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010