Setúbal evoca Sebastião da Gama em Azeitão

Poeta da Arrábida relembrado no dia do seu aniversário

O poeta e professor Sebastião da Gama foi homenageado na manhã de 10 de Abril, dia em que faria 95 anos, numa cerimónia evocativa que incluiu a deposição de flores na estátua erigida em Vila Nogueira de Azeitão, a sua terra natal. “Celebremos sempre Sebastião da Gama”, exaltou a vereadora da Câmara Municipal Eugénia Silveira. “Falar de Sebastião da Gama é falar de Vila Nogueira de Azeitão, de Setúbal, da Serra da Arrábida, que ele tanto amava, e dos primeiros passos de sensibilidade ecológica e consciencialização ambiental”, sublinhou a autarca sadina. Afinal, “ao pé dos poetas, as palavras são demais”.
Recordar Sebastião da Gama é recordar a poesia 

Coroas de flores na base do monumento, localizado na Praça da República, foram depositadas pela vereadora Eugénia Silveira, pela vogal da Junta de Freguesia de Azeitão Pascale Celina, em representação da presidente, e pela dirigente da Associação Cultural Sebastião da Gama Alexandrina Pereira.
“Azeitão é uma terra de poetas, de artistas e de criatividade”, evidenciou a vogal da Junta de Freguesia de Azeitão, Pascale Celina.
Para Alexandrina Pereira, esta evocação é “sempre de alto significado para quem gosta de poesia e de Sebastião de Gama”, figura da cultura setubalense e azeitonense. “Deixou-nos tanto, mas tanto, que nos leva a pensar o quão bom seria tê-lo durante mais tempo”.
No dia 7 de Fevereiro de 1952, Sebastião da Gama morre, com apenas 27 anos, vítima de tuberculose renal, doença que sofria desde a adolescência. “Ele era um homem de fé. A aceitação da doença que teve foi sempre debaixo de um encontro com Deus”, continuou Alexandrina Pereira.
Depois da cerimónia de deposição de flores, a comitiva seguiu em romagem ao cemitério local para nova evocação, com deposição de flores e leitura de poemas de Sebastião da Gama por elementos da autarquia e da Casa da Poesia de Setúbal.
A iniciativa marca o início de um programa de homenagem ao poeta azeitonense, organizado pela Câmara de Setúbal, em colaboração com a Junta de Freguesia de Azeitão, a Associação Cultural Sebastião da Gama e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
A programação de comemoração do 95.º aniversário do nascimento do poeta e professor azeitonense prossegue no próximo sábado, dia 13, às 15 horas, com momentos de declamação de poesia no Museu Oceanográfico Luís Saldanha, no Portinho da Arrábida.
Sebastião Artur Cardoso da Gama nasceu há 95 anos, a 10 de Abril de 1924, em Vila Nogueira de Azeitão. Meses depois de ter completado a licenciatura em Filologia Românica na Faculdade de Letras de Lisboa, em 1947, com apenas 20 anos, começou a lecionar como professor provisório na Escola João Vaz, em Setúbal.
“Serra-Mãe”, de 1945, foi a primeira obra do poeta, seguindo-se “Loas a Nossa Senhora da Arrábida”, de 1946, “Cabo da Boa Esperança”, 1947, e “Campo Aberto”, em 1951. Depois da sua morte, foram editados “Pelo Sonho é que Vamos”, 1953, “Diário”, 1958, “Itinerário Paralelo”, 1967, “O Segredo é Amar”, 1969, e “Cartas I”, 1994.
Apaixonado pela natureza, Sebastião da Gama defendeu sempre a proteção da Serra da Arrábida, inspirando a fundação da Liga para a Proteção da Natureza, criada em 1948, a primeira associação ambientalista portuguesa.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários