Mostra de Vinhos em Fernando Pó arranca hoje

Aldeia vinhateira recebe mostra dos melhores vinhos de Palmela

Fernando Pó já é um "destino" obrigatório no roteiro do bom vinho da região de Palmela. Volta esta sexta-feira e está em "cena" até  5 de Maio e trás "boas novidades" a um evento que já é "uma referência" a nível local e regional. A freguesia de Marateca, vai estar em festa com visitas às adegas, caminhadas nas vinhas, cicloturismo e um cozido à portuguesa que convida todas as mães. Um programa integrado na 24º Mostra de Vinhos de Fernando Pó. A organização decidiu “antecipar a data da Mostra, de forma a não coincidir com a realização do Mercado Caramelo, em Pinhal Novo, criando, assim, espaço para as duas festividades no calendário anual”, explicou Bruno Pedroso, representante da organização. O copo para as provas custa três euros.
Fernando Pó volta a ser a capital do vinho de Setúbal 


As terras encantadas de Fernando Pó, no concelho de Palmela, é terra de vinhos e conhecida pela qualidade das suas uvas. Uma região de microclima temperado, dividida em pequenas quintas desde a chegada do caminho-de-ferro em 1861. Um território que se distingue pela camada de areias macias a cobrir o solo de barro.
Uma terra que de 3 a 5 de Maio vai estar em festa com a 24ª Mostra de Vinhos de Fernando Pó e que reúne produtores como Filipe Palhoça Vinhos (Poceirão), Casa Ermelinda Freitas (Fernando Pó) e Fernão Pó Adega.
Este ano, estarão em prova 26 vinhos tintos e 14 brancos, entre os quais vão ser escolhidos, em prova cega, pela Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, os 10 premiados, a divulgar no último dia.
Serão 24 os expositores presentes, 12 dos quais vitivinicultores, e ainda outros produtos regionais, como queijos, enchidos e doçaria.
Na Mostra há gastronomia regional, uma exposição de equipamentos relacionados com a vinha e um programa de animação que inclui provas comentadas, Show Cooking, animação musical e também actividades de enoturismo, passeios pedestres e visitas a adegas são outros atractivos para os cerca de 7.500 visitantes esperados.
Com entradas a dois euros e, o copo oficial da Mostra, por três euros, é possível provar todos os vinhos, tanto os da prova e como os dos expositores.
A Mostra realiza-se, pelo segundo ano, no renovado pavilhão da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó - fruto de uma candidatura do município ao Portugal 2020, no âmbito do projecto Centro Rural Vinum - que “é hoje um espaço melhor preparado para receber a Mostra” salientou o presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro.
A Câmara Municipal atribui um apoio financeiro no valor de 2.500 euros e apoios logísticos e técnicos estimados em 7.600 euros. “Temos aqui agentes, produtores e parceiros empenhados, com visão, com qualidade, com determinação e, portanto, acreditamos que vai ser uma excelente edição”, referiu o autarca.
Cecília Sousa, presidente da União das Freguesias de Poceirão e Marateca, que também apoia a Mostra, considera, igualmente, que o certame é o resultado da união de vontades “das autarquias, produtores, parceiros e agentes da terra que, ao longo do tempo, têm elevado o nível de qualidade deste evento”.
Também presentes na apresentação estiveram João Palhoça, da Associação de Viticultores do Concelho de Palmela, e Henrique Soares, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal. Ambos reconhecem o caminho que a Mostra ajudou os vitivinicultores desta região a trilhar ao longo destes 24 anos e apontam agora como principal desafio criar valor e sustentabilidade para o sector. 

Destaques do programa das adegas 
Desta forma, de 1 a 5 Maio (8h30 às 12h30 e das 13h30 às 19 horas), decorre a “Abertura Especial Vinho Novo” no produtor Filipe Palhoça Vinhos.
Um programa que inclui a prova do vinho novo retirado diretamente das cubas, com possibilidade de encher garrafões próprios.
A prova fica nos cinco euros por garrafão, com oferta de uma garrafa de vinho novo especial por cliente. Não necessita de reserva prévia.
Já a 4 de Maio (8h30), o convite é para uma “Caminhada pelos Jardins de Vinhas”. O ponto de encontro é Casa Ermelinda Freitas. Um programa que inclui acolhimento na vinha pedagógica da Casa Ermelinda Freitas. Participação na atividade “Abertura Especial do Vinho Novo”, com prova de vinho na adega Filipe Palhoça Vinhos. Visita guiada à Fernão Pó Adega, com prova de vinho e de tostinhas com compota.
Uma visita que inclui um percurso: Extensão pedestre de 11 quilómetros com duração efetiva de três horas. O percurso inclui os guias, visita a três adegas, entrada na Mostra de Vinhos de Fernando Pó e seguro de acidentes pessoais. O valor por pessoa é 12,50 euros.
Informações e Reservas pelo telefone 966 589 269.
Também a de 4 Maio (9h52), decorre o programa “Rotas das Vinhas do Pó”, com partida de Lisboa Oriente, chegada ao Apeadeiro em Fernando Pó, passeio pelo “jardim de vinhas” e prova de Moscatel de Setúbal com o produtor Filipe Palhoça Vinhos, visita guiada à adega com prova de vinhos na Fernão Pó Adega e almoço com vista panorâmica sobre as vinhas na Casa Ermelinda Freitas.
Um programa com um valor por pessoa de 75 euros (crianças dos 4 aos 12 anos pagam 51 euros). Informações e reservas pelo telefone 212 334 398.
Ainda a 4 Maio (15 horas), o Dia da Mãe é celebrado na Casa Ermelinda Freitas com uma visita guiada à adega, com prova de vinhos. Oferta de 10 por cento de desconto nas compras efetuadas. Uma proposta grátis para mães. Informações e reservas pelo telefone 212 334 398.créditos: Lifestyle
Por seu turno, a 5 de Maio (oito horas), vai decorrer a “Pedalada pelos Jardins de Vinhas”,com encontro na Fernão Pó Adega.
Haverá uma prova de Moscatel de Setúbal e Fogaça de Palmela na pérgula da Quinta do Monte Alegre. Os participantes serão convidados à “Abertura Especial do Vinho Novo”, com prova de vinho na adega Filipe Palhoça Vinhos. Visita guiada às vinhas da Casa Ermelinda Freitas, com prova de vinhos e queijo.
O percurso terá uma extensão de 20 quilómetros e inclui guias, viatura de apoio, visita a quatro adegas, prova de vinhos, entrada na Mostra de Vinhos de Fernando Pó e seguro de acidentes pessoais.
Valor por pessoa: 15 euros. Menores de 18 anos: 10 euros. Informações e Reservas pelo telefone 265 501 621.
Finalmente, a 5 Maio (11 horas) decorre um “Cozido à Portuguesa para a Mãe” na Vinha da Fernão Pó Adega. O programa sugere uma visita à adega e às vinhas e almoço na vinha confecionado em panelas de barro e em fogo de chão. Inclui bilhete de entrada na 24ª Mostra de Vinhos de Fernando Pó.
Valor por pessoa: 25 euros. Crianças 6-12 anos: 12,50 euros. Informações e reservas pelo telefone 212 334 398.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela

Comentários