Dá um Gosto ao ADN

terça-feira, 30 de abril de 2019

Moradores dos bairros sociais de Setúbal traçam metas

Reflexão sobre as mais recentes ações de melhoria dos bairros 

Moradores da zona da Bela Vista, em Setúbal, reuniram-se no dia 27 de Abril para fazer o balanço da execução das mais de oito dezenas de propostas aprovadas em plenário no mais recente encontro do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade. A sessão juntou moradores dos cinco bairros abrangidos pelo programa, concretamente Bela Vista, Forte da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Manteigadas e Quinta de Santo António, em reflexão sobre as mais recentes ações de melhoria do território. Do total das 86 propostas aprovadas no 4.º Encontro de Moradores Nosso Bairro, Nossa Cidade, realizado em Novembro do ano passado, 85 por cento estão executadas ou em fase de desenvolvimento. Para a implementação destas propostas, foram constituídas três dezenas de grupos de trabalho, realizadas 226 reuniões de trabalho e eleitos 102 moradores para o desenvolvimento dessas mesmas ações.
Moradores atentos aos problemas dos bairros 

No encontro realizado no Centro Multicultural, com mais de uma centena de participantes e dinamizado no âmbito das comemorações dos 45 anos do 25 de Abril, moradores abordaram as ações mais relevantes de cada um dos cinco bairros.
Na Alameda das Palmeiras, destaque para as atividades desenvolvidas regularmente em A Nossa Casinha, as iniciativas dinamizadas nas festividades de Natal e o programa de eventos ocupacionais Férias no Bairro.
Já a Bela Vista vincou a aposta na ação Interlocutores e Moradores Ativos, bem como na campanha porta a porta de sensibilização para a higiene urbana e o projeto de melhoria da rede de transportes públicos e abrigos no bairro.
A criação do espaço Nosso Bairro, Nossa Cidade no Forte da Bela Vista é uma das principais apostas dos moradores, assim como o desenvolvimento de jogos tradicionais no pátio 10 e a produção de uma peça de teatro infantil de sensibilização ambiental.
Nas Manteigadas, o foco está na criação de uma equipa comunitária de higiene e limpeza urbana, assim como na dinamização de um grupo de dança e de uma iniciativa em que os mais velhos ensinam os mais novos.
A Quinta de Santo de António destacou as atividades do Espaço da Quinta, bem como as ações culturais desenvolvidas no bairro e as iniciativas de melhoria dos espaços comuns do edificado.
O encontro de balanço serviu ainda para agendar o 5.º Encontro de Moradores Nosso Bairro, Nossa Cidade, o qual se vai realizar a 24 de Novembro.
A sessão, com a participação do vereador da Câmara de Setúbal, Carlos Rabaçal, responsável pelo programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade, contou com vários apontamentos culturais.
Houve música pela Tasca, Tuna Académica de Setúbal Cidade Amada da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, e pelo grupo de tocadores do Ti Chico e Companhia.
A leitura de poesia por moradores, iniciativa que contou com o apoio da poetisa Alexandrina Pereira, e uma atuação do Grupo de Dança das Manteigadas também fizeram parte do encontro, que incluiu um almoço.
"O programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade, em desenvolvimento desde 2012, envolve residentes, serviços autárquicos e perto de trinta entidades sediadas no território em ações de melhoria da qualidade de vida da comunidade e do território", diz a autarquia sadina.
O programa estabelece que as ações a realizar devem ser protagonizadas pelos moradores, gerando a participação das pessoas nas decisões que a elas e à sua comunidade dizem respeito, com o objetivo de promover a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo.
As pessoas, organizadas em grupos, participam nas decisões e também nas tarefas inerentes à execução das ações, numa lógica de formação de lideranças e de mobilização popular.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010