Montijo aprova Equipas de Intervenção Permanente

Bombeiros do Montijo e de Canha com 10 homens em prevenção permanente

Em reunião do executivo foram aprovados, por unanimidade, os protocolos de colaboração entre o município do Montijo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e as duas associações humanitárias de bombeiros voluntários do concelho para a criação de Equipas de Intervenção Permanente destinadas ao socorro das populações. Os protocolos traduzem as condições de contratação, funcionamento e manutenção destas equipas. Serão criadas duas Equipas de Intervenção Permanente, uma na corporação dos Bombeiros Voluntários do Montijo e outra nos Bombeiros Voluntários de Canha, cada uma delas com cinco bombeiros. O investimento da autarquia é cerca de 50 mil euros. 
Montijo apoia bombeiros do concelho 

Os elementos das Equipas de Intervenção Permanente serão contratados pelas associações de bombeiros, ficando a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a Câmara do Montijo responsáveis, em partes iguais, pelos custos decorrentes da remuneração dos elementos das duas equipas.
No caso concreto, do município do Montijo esta comparticipação representa um investimento na ordem dos 50 mil 740 euros.
"As Equipas de Intervenção Permanente têm a missão de assegurar o socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes ou catástrofes. A sua existência está consagrada na legislação em vigor, indo ao encontro do programa do atual Governo que contempla medidas de valorização e reforço da profissionalização das corporações de bombeiros, procurando melhorar a eficiência do dispositivo de proteção civil", explica a Câmara do Montijo em comunicado.
Na referida reunião de câmara foi, igualmente aprovado por unanimidade, um apoio financeiro de 51 mil 103 euros aos Bombeiros Voluntários de Canha para a aquisição de uma nova ambulância de socorro devidamente equipada com rádio SIRESP, desfibrilhador automático externo e monitor de parâmetros vitais.
No quadro das suas competências em matéria de proteção civil, este apoio e a criação das Equipas de Intervenção Permanentes são "mais duas medidas que se enquadram nas políticas municipais praticadas nos últimos anos, que têm procurado contribuir para o reforço das duas corporações de bombeiros do concelho, dotando-as de mais e melhores meios para um desempenho eficaz das suas funções de segurança, proteção e socorro da população", realça a autarquia do Montijo.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários