Meia Maratona corre por gosto em Setúbal no domingo

“Esta é uma prova com selo europeu, que muito nos honra”


A festa do atletismo está de volta à estrada na Alegro Meia Maratona de Setúbal, iniciativa com várias provas que alia a competição ao lazer e ao estímulo da prática desportiva, a realizar este fim de semana. O evento desportivo, promovido pela Câmara de Setúbal, com o patrocínio principal do Alegro Setúbal e organização técnica da HMS Sports, realiza-se no domingo, com os 21,0975 quilómetros da meia maratona a terem início às 10 horas no exterior do centro comercial. No mesmo dia, à mesma hora, além da competição principal, com um percurso entre o urbano e o natural, realiza-se a Corrida das Famílias, prova de caráter popular na distância de 5,5 quilómetros, enquanto no dia anterior, no sábado, às 16 horas, há a Corrida Miúdos Alegro, para os mais novos.

Corrida foi apresentada no dia 23 Abril 

A Alegro Meia Maratona de Setúbal, apresentada na manhã de dia 23, é “uma prova que se afirma há trinta anos como corrida popular e, ao mesmo tempo, altamente competitiva, ao gosto de todos aqueles que gostam de se superar”, afirmou a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira.
A celebrar três décadas de existência, a autarca recordou os dois vencedores da primeira edição, em 1990. “Que inspirem os muitos corredores que vamos ter no dia 5 de Maio, porque, na verdade, quer Joaquim Pinheiro quer Rita Borralho, foram dois dos mais destacados atletas portugueses.”
Maria das Dores Meira sublinhou ainda que a prova setubalense “é uma das mais antigas meias maratonas” de Portugal com retorno assegurado, não apenas na economia local, mas, sobretudo, no “prazer que cada um tira de participar na corrida feita numa cidade com fantásticos locais a correr”.
Para o vereador do Desporto na autarquia, Pedro Pina, a Alegro Meia Maratona de Setúbal reflete o espírito “do desporto com todos e para todos”, uma “grande festa do atletismo que usufrui do melhor que a cidade tem” e que, nesta edição, distribui medalhas a todos, “um reconhecimento pelo esforço de participação”.
Com perto de mil inscrições já garantidas em todas as provas, o evento volta a atribuir prémios monetários aos cinco primeiros classificados da competição principal, tanto em masculinos como em femininos, entre os 500 e os 100 euros, e mantém uma certificação europeia de qualidade.
A edição 2019 da Alegro Meia Maratona de Setúbal renova a certificação de três estrelas atribuída pela European Athletics, o que reforça a qualidade da prova e realça a excelência da cidade na promoção da atividade física, num contributo para uma maior visibilidade de Setúbal a nível nacional e internacional.
“Esta é uma prova com selo europeu, que muito nos honra”, destacou o diretor-geral da Ceetrus Portugal, Carlos Costa, sobre a Alegro Meia Maratona de Setúbal, que resulta de uma parceria de cinco anos com a autarquia, cooperação que tem permitido melhorar o evento.
A prova principal, com 21,0975 quilómetros, é realizada maioritariamente em circuito urbano, mas conta, tal como em edições anteriores, com passagem pela Arrábida. “É o ponto desafiador, no qual a maior subida conta com 800 metros”, frisou Hugo Sousa, diretor da HMS Sports, empresa responsável pela organização técnica.

As novidades de uma meia maratona com paisagens revigorantes  
Em 2019, o percurso da Alegro Meia Maratona de Setúbal mantém-se inalterado, com partida no centro comercial Alegro Setúbal e meta instalada na Avenida Luísa Todi, junto do Largo José Afonso.
Novidade é a realização, a 1 de Maio, durante a manhã, de um treino de ativação dinamizado pela madrinha do evento, a apresentadora de televisão e entusiasta das corridas Isabel Silva. “A ideia é estar em convívio e preparar a participação na prova numa voltinha de dez quilómetros”, adiantou.
Além de madrinha, Isabel Silva volta como participante. “Sou madrinha não apenas por gostar de correr mas porque aqui sinto-me em família”, revelou, ao frisar a paixão pela prova setubalense. “É desafiante e sinto que está cada vez melhor. E a paisagem, apesar do esforço, é revigorante.”
A Alegro Meia Maratona de Setúbal volta a integrar uma meta-volante, ao quilómetro dez, em plena Serra da Arrábida, com troféus para o primeiro homem e para a primeira mulher a passarem neste local, desde que cumpram a totalidade dos 21,0975 quilómetros da prova.
A par da vertente competitiva, e com partida à mesma hora, o evento propõe a Corrida das Famílias, iniciativa de caráter popular, num trajeto com 5,5 quilómetros, entre o centro comercial e a Avenida Luísa Todi, em que os atletas participam a correr ou simplesmente a caminhar.
No dia 5, o parque de estacionamento P4 do Centro Comercial Alegro Setúbal está reservado aos participantes, enquanto são assegurados bengaleiro, banhos e serviço de transporte para acompanhantes entre a partida e a meta. A cerimónia de pódio está agendada para as 12 horas, no Auditório José Afonso.
Antes, a 4, há a Corrida Miúdos Alegro, que se realiza a partir das 16h00, junto da entrada principal do Alegro Setúbal, com distâncias que variam entre os 200 e os 1000 metros, para crianças nascidas entre 2006 e 2014. “Funciona como catalisador do desporto nos mais jovens”, destacou o vereador Pedro Pina.
As inscrições, a decorrer, podem ser feitas na página oficial da Alegro Meia Maratona de Setúbal, em www.alegromeiamaratonadesetubal.pt. Para a prova principal o valor é de 13 euros até 30 de Abril. O valor passa a 14 euros para as inscrições realizadas de 1 a 5 de Maio.
Para a Corrida das Famílias, feita a vários ritmos e que proporciona momentos desportivos com recreação, as inscrições custam oito euros até dia 30 de Abril e dez até 5 de Maio. Já a Corrida Miúdos Alegro tem participação gratuita.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários