Grândola celebra Abril a comer flores até 5 de Maio

13 restaurantes da Vila Morena celebram Abril com flores à mesa

Amores-perfeitos, pétalas de rosa e de cravo, capuchinhas, violetas e margaridas são algumas das flores comestíveis em destaque na mostra gastronómica "Em Abril Flores Mil" que decorre, em Grândola, no distrito de Setúbal. A iniciativa, que vai na 5.ª edição e decorre até 5 de Maio, é promovida pela Câmara de Grândola e coincide com as comemorações dos 45 anos do 25 de Abril neste concelho do litoral alentejano. A mostra gastronómica, segundo o município, conta com a participação de 13 restaurantes do concelho, que vão incluir nas suas ementas “quatro dezenas de pratos culinários” com “sabores e fragrâncias coloridas”, como a flor de borragem, flor de alecrim, flor de carqueja, rosas, begónias ou brincos de rainha.
Experiência gastronomia decorre em 13 restaurantes 

Além de explorar a coincidência do símbolo da revolução do 25 de Abril ser um cravo vermelho e das celebrações anuais “ocorrerem em plena primavera”, a mostra procura focar-se nas “tendências da nova cozinha”, que “recorre cada vez mais à inclusão de produtos novos, como as flores comestíveis, nas mais variadas criações de pratos culinários”, referiu a autarquia.
Bochechas de porco com cerveja e migas de espargos com flor de sálvia, pataniscas de couve e salada de bacalhau com capuchinha, tamboril frito com farinha de milho, espargos verdes e flor de mel, salada de favinhas com bacalhau, laranja e flores comestíveis, tártaro de atum com abacate e flores exóticas e picantes são algumas das propostas nas ementas dos restaurantes.
Para os apreciadores de sobremesas, não faltam iguarias como a mousse de limão com brincos de rainha, gelado de pinhão com migas doces, 'huacatay' e flor de borragem, bolo de chocolate e menta com flores de sardinheira ou o cheesecake de pêssego, tomilho-limão e pétalas de rosa vermelha.
O programa da mostra gastronómica contempla ainda atividades ao ar livre com oficinas de cozinha, 'workshops' sobre o significado das flores (4 de Maio) e passeios pedestres pela Rota Serra de Grândola.
A praia da Aberta Nova, na freguesia de Melides (Grândola), recebeu no domingo de Páscoa uma ação de “amostragem de insetos”, dirigida pela equipa de investigadores do projeto Lista Vermelha de Invertebrados, com o objetivo de “contribuir para a amostragem da diversidade de insetos em Sítios de Importância Comunitária” da Rede Natura 2000.
A mostra, que propõe comemorar Abril com flores à mesa, conta ainda com uma Oficina de Cozinha, no dia 27 deste mês, a cargo do chefe Jorge Rodrigues, que vai ensinar os participantes a “combinar a cozinha regional e tradicional portuguesa com toques mediterrânicos e a cozinha criativa”, que introduz novos ingredientes, sabores e texturas frescas e saborosas. Nesta Oficina de Cozinha, o Chef vai confecionar: Sangria de Cidra, Flor de Courgette Crocante com Flor de Courgette e Flores de Begônia, Lascas de Bacalhau com Espargos com Folhas de Calêndula, Magret de Pato com Amor-Perfeito, Begônia, Borago, Brinco de princesa e Folhas de Rosa e Risotto de Cogumelos com Manjericão Fresco.
O evento "Em Abril Flores Mil" despede-se com um desfile de gigantones, a 5 de Maio, às 10h30, no Largo São Sebastião, em Grândola.
Consulte aqui a lista completa dos restaurantes aderentes.

Agência de Notícias 

Comentários