Festival Queijo, Pão e Vinho em Quinta do Anjo

Festival comemora bodas de prata e espera enchente até domingo 

O Festival Queijo, Pão e Vinho está de regresso a S. Gonçalo, Quinta do Anjo, este fim de semana, numa edição que comemora os 25 anos do certame. Ao longo de três dias, irão estar presentes cerca de meia centena de produtores para dar a conhecer, e a provar, os sabores da região. Além do queijo de ovelha (com destaque para o afamado Queijo de Azeitão), dos vinhos da Península de Setúbal e do pão tradicional, o Festival é palco privilegiado para a fruta, os licores, as compotas, a doçaria, o mel e outras riquezas da gastronomia regional. Trata-se, de acordo com a autarquia, de "um programa de animação diversificado, com música, desporto, corrida de ovelhas e muitas oportunidades para conviver de perto com o mundo rural". Uma iniciativa a não perder, "para momentos especiais, em família". Em simultâneo, decorrem os Fins de Semana Gastronómicos do Queijo de Ovelha, no âmbito do programa “Palmela, Experiências com Sabor!”.
Festival decorre de 5 a 7 de Abril em S. Gonçalo 

A edição deste ano do Festival do Queijo, Pão e Vinho assinala as bodas de prata com um número recorde de expositores e cerca de quatro dezenas de actividades nas áreas de gastronomia, música, animação e desporto com forte presença das estruturas associativas do concelho e, em particular, da Freguesia de Quinta do Anjo.
Para António Mestre, presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Anjo, “vamos continuar a apostar no evento, que é uma referência da freguesia, dotando as instalações da Arcolsa de infraestruturas que beneficiem as condições do espaço” e congratulou-se com “a presença das associações culturais da freguesia”.
Ao longo dos três dias, os 14 a 16 mil visitantes esperados vão poder contactar com os 55 expositores presentes e encontrar os melhores vinhos, queijos (com destaque para o Queijo de Azeitão), pão, fruta, mel e doçaria produzidos na região. As tasquinhas de gastronomia e a exposição de animais são outros atrativos. 
Paralelamente, decorre um programa composto por 36 atividades, que vão da gastronomia à música, dança e desporto, contando com uma forte dinamização por parte do movimento associativo da freguesia e do concelho. 
Do programa central, Francisco Macheta, da Arcolsa, [que organiza o festival] destaca a famosa Corrida de Ovelhas, "um dos pontos altos do Festival e algo único no nosso país", as tosquias de ovelhas e também o Concurso de Queijo de Azeitão/DOP que, este ano, vai também premiar a melhor Manteiga de Ovelha e Queijo Seco.
Haverá também o habitual programa equestre, dinamizado pela Escola de Equitação “Quinta dos Barreiros”, e um programa “Especial Gastronomia”, do qual se destacam os workshops dinamizados por alunos da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, demonstrando que é possível inovar, utilizando os produtos endógenos.
As entradas mantêm o valor simbólico de um euro. Esta edição volta a ser um Eco Evento Amarsul, certificação atribuída pela empresa multimunicipal a iniciativas que apostam na separação de resíduos valorizáveis.
A Câmara de Palmela atribui um apoio financeiro ao Festival no valor de quatro mil euros, a par de apoios técnicos e logísticos estimados em 15 mil euros. Para o presidente da Câmara Municipal, Álvaro Amaro, esta edição marca "um quarto de século de consolidação e valorização desta iniciativa". 
"Criámos uma marca, um evento de referência, que temos todos a responsabilidade de ir estimando, ampliando e qualificando", realçou o autarca. 
Consulte aqui o programa completo da edição 25 do Festival Queijo, Pão e Vinho, em Quinta do Anjo.

“Adote uma Saloia” ajuda a preservar raça em extinção
Francisco Macheta apresentou, o projeto “Adote uma Saloia” que a Arcolsa vai lançar.
Junto ao Museu do Ovelheiro, está a ser construído um ovil, que vai acolher uma dezena de Ovelhas Saloias, uma raça autóctone que está praticamente extinta e que a Associação quer ajudar a preservar. 
"O objetivo é criar uma reserva genética e fornecer animais desta raça aos produtores interessados", diz o diretor do festival.
Assim, a Arcolsa vai desafiar as empresas a adotarem uma Ovelha Saloia, "contribuindo com uma pequena jóia e um valor mensal destinado a comparticipar a sua alimentação e os cuidados necessários. Em contrapartida, vão receber, periodicamente, informação sobre o animal adotado e podem, sempre que quiserem, visitá-lo e ajudar no seu tratamento", diz Francisco Macheta.
"Este projeto será também uma mais-valia para as centenas de crianças que, todos os anos, visitam e realizam atividades no Museu e que vão também poder contactar com estes animais", acrescenta o dirigente. 
Já “estão a ser feitas obras para criar um espaço para receber as 10 saloias, que foram oferecidas por um ovelheiro”. Nas traseiras do Museu “serão plantadas diversas macieiras, cujos enxertos serão mais tarde vendidos para dinamizar a produção da maça riscadinha, uma maçã típica da região de Palmela”, conclui Francisco Macheta. 

O bom queijo de ovelha inspira as ementas dos restaurantes 
Com o 25.º Festival Queijo, Pão e Vinho a começar esta sexta-feira surgem, também, os "Fins de Semana Gastronómicos do Queijo de Ovelha" e, com eles, muita mesa regional inspirada num produto com tradição no concelho de Palmela e na região da Arrábida.
Os queijos de ovelha e, em particular, o Queijo de Azeitão DOP inspiram os 26 estabelecimentos de restauração que, em dois fins de semana consecutivos, de 5 a 7 e de 12 a 14 de Abril, apresentam ementas criativas em torno deste produto regional.
Entre as dezenas de pratos a provar, das entradas, passando pelos principais e nas sobremesas, sublinhe-se a Tostinha de Queijo de Azeitão com marmelada, o Hambúrguer de carne com Queijo de Azeitão, cebola caramelizada e rúcula, os Filetes de pescada no forno com queijo, ou mesmo o gelado artesanal de Queijo de Azeitão.
Os interessados encontram, aqui a lista dos restaurantes participantes, assim como os pratos à prova.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários