Veleiro emblemático com escala em Setúbal

Navio-escola alemão Alexander Von Humboldt II chega à cidade no Domingo

O emblemático navio-escola alemão Alexander Von Humboldt II, que proporciona experiências de mar sobretudo para os mais jovens, atraca em Setúbal entre os dias 24 e 26 de Março, e tem uma tarde aberta a visitas públicas. O veleiro de três mastros operado pela Deutsche Stiftung Sail Training, uma fundação sem fins lucrativos que faculta de treino e experiências marítimas, fica atracado no Cais 2 do Porto de Setúbal, junto da Doca dos Pescadores, e está aberto, na tarde de dia 24, entre as 14 e as 16h30, a visitas públicas.

Navio alemão está a caminho de Setúbal 

"A escala deste navio em Setúbal é enquadrada no trabalho desenvolvido pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e pela Câmara Municipal, em colaboração com a Aporvela, para atrair embarcações emblemáticas e proporcionar à população o contacto com a arte de navegação marítima",  refere a autarquia em comunicado.
O Alexander Von Humboldt II, construído no estaleiro “Brenn und Verformtechnik”, em Bremen, na Alemanha, foi lançado à água em 2011 e, desde então, através da Deutsche Stiftung Sail Training, disponibiliza um programa de atividades de formação marítima a pessoas dos 14 aos 75 anos.
"O programa, dirigido particularmente a jovens dos 15 aos 25 anos, foca o ensino de técnicas tradicionais de navegação à vela e desafia, tanto física como mentalmente, os participantes a navegar, em condições de segurança, como antigamente e em todo o tipo de condições meteorológicas", sublinha a autarquia.
O Alexander Von Humboldt II, com 57 metros de comprimento e 36,85 metros de altura, tem três mastros com 24 velas que ocupam uma área de pano com 1360 metros quadrados. Dispõe, ainda, de um motor com 750 cavalos. É operado por uma tripulação permanente com 24 elementos e tem capacidade para acolher 55 formandos.
A embarcação tem o nome de Alexander Von Humboldt, um geógrafo, naturalista e explorador, natural da Prússia, atual Alemanha, que viveu nos séculos XVIII e XIX, tendo realizado várias viagens de caráter científico, sobretudo pelas américas Central e do Sul, bem como pela Ásia Central.
O primeiro navio Alexander Von Humboldt, construído em 1906, esteve igualmente ao serviço da Deutsche Stiftung Sail Training e, nessa missão, ao longo de duas décadas, navegou 560 mil quilómetros, o equivalente a 14 voltas ao Equador, tendo também participado em regatas. Em 2014, foi convertido em hotel e restaurante flutuante.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários