Município da Moita mostrou-se na BTL

Património do Tejo, Feira Medieval e Romaria a Cavalo estiveram em destaque  

O projeto “Moita, Património do Tejo”, a  Feira Medieval de Alhos Vedros e a Romaria a Cavalo foram apresentados na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa. O município da Moita, inserido na Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, deu a conhecer as suas potencialidades, através de vários materiais informativos sobre a oferta turística no concelho. De referir que, este ano, além da representação no espaço do turismo de Lisboa [que abrangeu os distritos de Setúbal e Lisboa], a Câmara da Moita teve também um espaço próprio para divulgação da cultura ribeirinha. Os dois espaços foram visitados por milhares de pessoas nos quatro dias do evento.
Moita apresentou romaria a cavalo na BTL 

No dia 15 de Março, o presidente da Câmara Municipal, Rui Garcia, referiu, na apresentação do projeto “Moita, Património do Tejo” que “a cultura ribeirinha é uma riqueza única”, destacando a “relação especial” do concelho da Moita com o rio que “faz parte da identidade das nossas gentes”.
O projeto “Moita, Património do Tejo” pretende valorizar, divulgar e salvaguardar o património associado às tradições flúvio-marítimas do concelho da Moita e das suas gentes, focando-se nas embarcações tradicionais do Tejo e na construção naval.
"Possui como referência a salvaguarda das técnicas de construção tradicional de embarcações em madeira empregues no Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos, através da sua inscrição, numa primeira fase, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, visando também uma posterior candidatura à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade", explicou o autarca.
No âmbito desta apresentação, decorreu a demonstração ao vivo da arte da construção naval tradicional, designadamente no que respeita às pinturas e às velas.

Romaria a Cavalo em Abril
Na apresentação da XIX Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo, que decorreu, também no espaço da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, no dia 16, participaram, da Comissão Organizadora, Miguel Almeida, da Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, Luís Miguel Baltazar, da Associação Equestre de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, presidente da Câmara de Viana do Alentejo, e Rui Garcia, presidente da Câmara da Moita.
A Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo é, como todos os intervenientes referiram, um dos maiores eventos nacionais equestres que conta com a participação de centenas de romeiros vindos de diversos pontos do País.
A Romaria voltou a realizar-se a partir de 2001, depois de um interregno de mais de 70 anos, recuperando no tempo a tradição dos lavradores da Moita, que se deslocavam com os seus animais ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires, para pedir proteção e boas colheitas.
Este ano, a Romaria vai decorrer de 24 a 28 de Abril, estando prevista a partida da Moita às nove horas de dia 24. A chegada a Viana do Alentejo, após um percurso de cerca de 150 km, está prevista para as 17 horas de dia 27 de Abril, sendo que, no dia 28, decorre a missa campal.
“Só vivendo a romaria e fazendo todo o percurso se percebe a grandeza desta realização”, referiu Rui Garcia na apresentação, afirmando que “é seguramente o maior evento equestre que se realiza no nosso país”.
O Grupo de Danças Antigas “Alius Vetus” também atuou na BTL com o objetivo de promover a 12ª Feira Medieval de Alhos Vedros, sob a temática “Na Corte de El-Rei D. Fernando, o Formoso”, de 7 a 12 de Junho.
De salientar que, na BTL, o município da Moita divulgou também o novo Percurso Turístico Audioguiado “Gaio, Rosário e Sarilhos Pequenos, Conta-me Histórias”, que dá a conhecer alguns dos lugares mais emblemáticos, conduzindo os visitantes por vários pontos de interesse: Sítio das Marinhas, Sítio Arqueológico e Parque das Canoas, no Gaio; Pátio e Coreto, Antigo Centro de Depuração de Ostras do Tejo, Capela de Nossa Senhora do Rosário e Miradouro e Praia Fluvial, no Rosário; Capela de Nossa Senhora da Graça e Estaleiro Naval de Jaime Costa, em Sarilhos Pequenos.

Agência de Notícias com Câmara da Moita

Comentários