Fotografias evocam Manuel Bola em Setúbal

"Em cada rua há uma história que ele me contava sobre a cidade" 

Imagens fotográficas com fragmentos da vida profissional do ator e poeta Carlos Rodrigues, também conhecido por Manuel Bola, estão patentes numa exposição no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal. Dez películas distribuídas pelas paredes do foyer da maior sala de espetáculos da cidade integram a mostra “Manuel Bola – Registo Fotográfico”, inaugurada no dia 1 de Março, ao final da tarde, no âmbito do programa que a Câmara Municipal de Setúbal promove para assinalar o Dia Mundial do Teatro. A exposição propõe ao visitante um passeio pelo percurso profissional do artista. Registos de Manuel Bola, a preto e branco, captados pela lente dos fotógrafos Armindo Cardoso e Maurício Abreu documentam parte da carreira e do percurso do homenageado no Teatro Animação de Setúbal, onde entrou em 1978.
Autarca e família lembram ator setubalense  

As dez imagens, acompanhadas de legendas que ajudam a identificar as pessoas fotografadas, são fruto do acervo pessoal de Isabel Ganilho, amiga de longa data de Manuel Bola, e agora reunidas em exposição organizada pela autarquia.
O vereador da Cultura da Câmara Municipal, Pedro Pina, manifestou na cerimónia de inauguração palavras de apreço pelo ator e poeta setubalense.
“Cruzamo-nos com Manuel Bola não só quando olhamos para o palco do Fórum ou do TAS. Lembramo-nos dele também quando vamos ao Mercado do Livramento ou quando calcorreamos alguma esquina ou algum espaço da cidade”, sublinhou, para referir que esse sentimento faz parte da memória e da identidade setubalenses.
O autarca, que aproveitou a ocasião para oferecer um quadro com duas ilustrações de Manuel Bola aos familiares do ator, referiu que a presença do rosto do homenageado no programa municipal dedicado ao Mês do Teatro “é uma forma bonita, honesta, sincera e íntegra de assinalar as comemorações”.
Da série fotográfica que percorre a carreira do ator setubalense fazem parte registos das peças “Tu Não Conheces a Música?”, “O Casamento da Condessa de Amieira”, de 1979, “Está Lá?”, “O 1.º”, de 1981, “Doce de Laranja”, 1983, “Um Canto ao Cair da Noite”, “Um Juiz da Beira”, 1984, e “Jogo de Loucos”, de 1986.
Na cerimónia de inauguração, com momentos de poesia e de música, a filha de Manuel Bola, Lúcia Rodrigues, agradeceu a homenagem prestada ao pai, falecido aos 72 anos após um percurso profissional ligado ao teatro, cinema, televisão e, depois, também à poesia.
“O que é que eu posso dizer do meu pai? Que gostava muito dele?”, perguntou a si própria.“Considero que ele era um excelente ator. Às vezes até era difícil e angustiante vê-lo a fazer certos papéis. Sentia que não era ele”.
Acompanhada da mãe, Maria das Dores, casada com Manuel Bola a 27 de Abril de 1970, Lúcia Rodrigues, num discurso emocionado, relembrou com saudade o pai. “Ainda é difícil ver as janelas da cidade, as portas da cidade. Tudo me lembra ele. Em cada rua há uma história que ele me contava sobre a cidade”.
Lúcia Rodrigues acentuou ainda a liberdade como característica marcante da personalidade de Manuel Bola.
“Apesar de não ser atriz, nasci no meio do teatro. Eu tive a melhor infância que alguém podia ter, graças ao meu pai. Ele sempre me proporcionou o contacto com o teatro, com a literatura, com as artes, sem me obrigar a nada, porque, para ele, a liberdade era uma coisa muito apreciada”.
Além da leitura de poemas por Isabel Ganilho, a cerimónia, na qual estiveram presentes colegas e amigos que privaram com o ator setubalense, incluiu uma atuação de Jorge Patrício, acompanhado pela acordeonista Ana Mendes, e um pequeno beberete.
Com o objetivo de divulgar e promover o teatro e a figura de Manuel Bola em particular, a Câmara Municipal preparou fichas com um dos poemas do ator residente do Teatro de Animação de Setúbal para as crianças das escolas do 1.º ciclo do concelho.
A exposição “Manuel Bola – Registo Fotográfico” pode ser visitada, gratuitamente, até 31 de Março no foyer do Fórum Municipal Luísa Todi, de terça a domingo, das 13 às 20 horas.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários