Almada inaugura escola na Charneca de Caparica

Escola Básica de Santa Maria já está em funcionamento e serve 375 crianças 

Já entrou em funcionamento a Escola Básica de Santa Maria, na Charneca de Caparica, em Almada. "Este novo estabelecimento escolar tem 12 salas de 1.º ciclo e 3 salas de jardim de infância e irá acolher 375 crianças", realça a autarquia de Almada. No ano letivo em curso a Escola Básica de Santa Maria irá funcionar com 8 turmas do 1.º e 2.º anos do 1.º ciclo e as três salas de educação pré-escolar, integrando crianças da Escola Básica Louro Artur, permitindo que este estabelecimento escolar passe a funcionar em regime normal", disse a presidente da autarquia, Inês de Medeiros, esta segunda-feira, na inauguração da nova escola. A nova escola representou um investimento de mais de dois milhões de euros e serve a freguesia mais populosa do concelho. 
Nova escola foi inaugurada esta segunda-feira 

"Hoje é um dia de festa. Mas abrir esta escola tem um sabor ainda mais especial", anunciou Inês de Medeiros, presidente da Câmara de Almada, na cerimónia de inauguração. "Sabemos o quão difícil foi a construção desta escola. Deixo uma palavra também ao anterior executivo que iniciou esta obra, num momento de maior dificuldade do país, mas também aos serviços e ao vereador João Couvaneiro que nunca desistiram". 
A Charneca de Caparica, diz a chefe do executivo municipal, "é a freguesia que mais cresce, com mais famílias, com mais crianças, porque é bom viver em Almada, e é necessário que existam equipamentos que respondam a essa vontade". 
Também a secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, congratulou o município de Almada pela abertura do novo estabelecimento. "As escolas são casas onde se constrói o nosso futuro, que são as crianças", disse a governante.
"Há muito que estávamos à espera deste novo edifício. Hoje sinto-me grata", referiu Graça Carvalha, diretora do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté, que enalteceu todos os que contribuíram para a concretização deste novo espaço e todos os que trabalham nesta escola.
Os alunos da Escola Básica de Santa Maria presentearam os convidados com uma atuação musical, seguindo-se a visita às instalações do novo estabelecimento escolar.
Durante a inauguração, Inês de Medeiros anunciou ainda que estão em perspetiva intervenções em outras escolas do concelho. Na Escola Básica Rosa Colaço, irão acontecer obras de beneficiação e ampliação, na Escola Básica da n.º 1 da Trafaria, obras de beneficiação, tal como na Escola Básica Comandante Conceição e Silva. 
Na Escola Básica Louro Artur, Vila Nova da Caparica, Jardim de Infância de Vale Rosal  e na Escola Básica n.º 2 da Costa da Caparica, a autarquia irá avançar com "pinturas exteriores e colocação de telheiros", disse Inês de Medeiros. 
A Câmara de Almada irá ainda "construir um novo edifício" para acolher o Jardim de Infância da Ramalha para "a construção de edifício na Escola Secundária António Gedeão para alojar o 2.º ciclo, a retirar da Escola Básica Comandante Conceição e Silva", aponta a autarca. 

Principais valências da nova Escola Básica
No presente ano letivo (2018/2019) a Escola Básica de Santa Maria irá funcionar com oito turmas do 1.º e 2.º anos do 1.º ciclo e as três salas de educação pré-escolar, integrando crianças da Escola Básica Louro Artur, permitindo que este estabelecimento escolar passe a funcionar em regime normal.
Com uma área de construção de 2300 m2, a nova escola básica integra o Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté e inclui refeitório, biblioteca, ginásio, gabinetes, campo de jogos e recreios cobertos.
Estão também previstas atividades de enriquecimento curricular e atividades de animação e apoio à família.
"O investimento global neste novo estabelecimento escolar (projeto, obra e equipamento) perfaz os 2,2 milhões de euros", concluiu Inês de Medeiros. 
Com a nova escola básica, o concelho de Almada passa a contar com 45 estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo e jardim-de-infância, 36 dos quais a funcionar em regime normal. Em Almada existem cerca de 6500 alunos do 1.º ciclo ensino básico, distribuídos por 260 turmas, e cerca de 2100 crianças em 93 salas educação pré-escolar.

Agência de Notícias com Câmara de Almada 

Comentários