Pinhal Novo integra “Cidades e Vilas de Excelência

Distinção é incentivo para "fazer mais e melhor" na mobilidade da vila 

A vila de Pinhal Novo hasteou a Bandeira “Cidades e Vilas de Excelência – Nível III”, atribuída pela Rede de Cidades e Vilas de Excelência. A cerimónia de atribuição da Bandeira decorreu na Praça da Independência, junto à Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, e encerrou o programa da Semana da Freguesia de Pinhal Novo. A Bandeira de Nível III, agora recebida, reconhece a execução do projeto de ligação do largo adjacente à Rua Infante D. Henrique (antigo Largo da Mitra) à zona central de Pinhal Novo; a obra da 2.ª fase da Ecopista de Pinhal Novo (com conclusão prevista para o final de Março) e o estudo de transporte flexível, que pretende encontrar soluções também para a zona rural da Freguesia de Pinhal Novo, que potenciem o uso do transporte público.
Cerimónia encerrou semana dedicada ao Pinhal Novo

O Coordenador da Rede, Pedro Ribeiro da Silva, aproveitou a ocasião para convidar o município de Palmela a apresentar, no próximo Congresso Nacional da Rede, a 23 de Maio, o seu percurso já materializado de intervenção no espaço público, em prol da mobilidade, intermodalidade e regeneração urbana.
Aquando da adesão à Rede, o Município apresentou um Plano de Ação Local para a vila de Pinhal Novo, que incide nos eixos “Cidade ou Vila Ciclável e de Mobilidade Amigável” e “Cidade ou Vila de Regeneração e Vitalidade Urbana”. A atribuição dos vários níveis da Bandeira reconhece o grau de evolução da implementação deste Plano. Em 2017, a Vila de Pinhal Novo recebeu a Bandeira de Nível II, que destacou a obra Ligação Intermodal – Pinhal Novo Sul, o estudo para a Ligação do antigo Largo da Mitra à zona central de Pinhal Novo e a Ecopista de Pinhal Novo – 1.ª fase.
"Entendemos esta distinção sobretudo como um compromisso de continuar a fazer mais e melhor", declarou o presidente do município, Álvaro Amaro, assegurando que a autarquia está empenhada neste processo, havendo, não só obra feita, mas sobretudo "muito compromisso de futuro".

Requalificação do Jardim José Maria dos Santos avança em Março
A par dos projetos que foram distinguidos, o presidente referiu que o município vai candidatar, até ao final de Março, a obra da zona nascente do Jardim José Maria dos Santos, "também na lógica da mobilidade e dos percursos acessíveis, para criar aqui um triângulo".
"Avaliámos os projetos e vimos que estavam muito interessantes e que iam ao encontro daquilo que era a nossa perspetiva de melhorar os vetores da mobilidade e regeneração urbana", elogiou Paula Teles, presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, justificando a atribuição da Bandeira. Paula Teles considera que "é importante dizer publicamente que a Câmara de Palmela está, neste processo, sempre a ser avaliado, e mostrar, com grande satisfação e alegria, que as coisas estão no bom caminho", esperando voltar a Pinhal Novo em breve, para atribuir as Bandeiras de nível 4 e 5.
O Coordenador da Rede, Pedro Ribeiro da Silva, destacou ainda que, "do ponto de vista da complementaridade entre as intervenções, a Câmara de Palmela tem aqui uma demonstração muito clara dessa interligação", daí o convite para ir ao próximo Congresso Nacional, "mostrar a forma integrada como desenvolveu os projetos".

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários