Alterações climáticas em análise em Setúbal

Município na linha da frente na discussão sobre soluções sustentáveis

Municípios de Portugal, Alemanha e Grécia estiveram reunidos em Setúbal, numa reflexão sobre alterações climáticas e soluções sustentáveis para o desenvolvimento dos territórios, no âmbito do projeto internacional Beacon.  Na sessão de abertura do evento, a vereadora do Ambiente da Câmara de Setúbal, Carla Guerreiro, salientou a importância das ligações entre municípios em prol de um projeto ambiental comum. “Todos já temos práticas nesta área que apenas são só desconhecidas uns dos outros. Achamos importantes estas ligações entre municípios, que têm coisas em comum, mas que têm também muitas coisas diferentes e essa diferença de certeza que vai servir de aprendizagem”, referiu a autarca. 
Municípios discutiram clima em Setúbal  

Na sua intervenção, inserida no tema de abertura do encontro, “Climate Change Mitigation: Municipal – Led Energy Communities & Transition Pathways”, a autarca apresentou alguns dos equipamentos municipais reabilitados, destacando a preocupação ambiental e energética tida em conta nos projetos de recuperação.
“Nesta cidade com sol tudo fica mais claro e o programa que temos para apresentar no âmbito deste encontro passa por alguns equipamentos da cidade que foram recuperados. Vão ter uma grande surpresa também a nível ambiental”, afirmou Carla Guerreiro.
Setúbal foi um dos cinco municípios portugueses selecionados, juntamente com Ansião, Coruche, Loulé e Viana do Castelo, para integrar este projeto de partilha de experiências sobre soluções sustentáveis para o desenvolvimento dos territórios. Fazem ainda do Beacon municípios da Alemanha, Grécia, Polónia, República Checa e Roménia.
Juntos, trabalham com o objetivo da identificação de medidas que contribuam mais e melhor para a estabilidade do clima e para a construção de cidades sustentáveis, bem como para a criação de projetos comuns que visem o desenvolvimento sustentável.
O encontro que decorreu em Setúbal até 1 de Fevereiro, contou com mais de meia centena de participantes de Setúbal, Ansião, Coruche, Loulé e Viana do Castelo, bem como dos municípios gregos Agios Dimitrios, Farsala, Calamata, Dorida e Siros e dos alemães Rosbach, Bielefeld, Bottrop e Donauwörth.
Em reflexão ao longo dos dois dias estiveram as temáticas do uso de energias renováveis, gestões comunitárias, alterações climáticas e estratégias e planos adotados por municípios para a redução das emissões de dióxido de carbono.
O Beaacon – Bridging European and Local Climate Action tem como objetivo estabelecer uma rede de cooperação e de parcerias para aprendizagem conjunta, disponibilizando o acesso a serviços de consultoria e workshops para capacitar técnicos municipais com ferramentas de gestão e facilitação importantes para o desenvolvimento de medidas de descarbonização.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários