Parque Canino da Quinta do Conde já está a funcionar

Cães e donos ganham nova "sala de recreio" no concelho

Nasceu de um compromisso eleitoral da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, ao qual se associou a Câmara de Sesimbra, e já foi inaugurado . Trata-se do Parque Canino da Quinta do Conde, primeiro equipamento do género no concelho, que ocupa uma área de 800 metros quadrados junto ao polidesportivo da Boa Água e que apresenta vários apetrechos de recreio para aqueles que são considerados os melhores amigos do homem; os cães. A obra é um investimento de 10 mil euros. De acordo com o presidente da junta de freguesia da Quinta do Conde, o Parque Canino “constitui uma resposta aos muitos detentores de animais que desde há algum tempo o vinham sugerindo à Junta de Freguesia”, sublinha Vítor Antunes. O novo equipamento público vai poder ser utilizado de forma gratuita todos os dias.
Parque canino abriu no fim de semana passado 

Diogo Ferreira e o seu fiel amigo, Ozzy, foram dos primeiros a entrar no Parque Canino da Quinta do Conde, após a inauguração do espaço, no dia 20 de Janeiro. "Fazia falta um local como este, para treinarmos e brincarmos com os nossos cães. Está bem localizado e tem vários equipamentos. Vou aproveitá-lo sempre que possa. Foi mesmo uma grande ideia", referiu. Tal como ele, muitos outros munícipes vieram com os respetivos cães para conhecer e experimentar o novo equipamento público, que vai poder ser utilizado de forma gratuita todos os dias.
"Este parque foi um compromisso eleitoral assumido pela Junta de Freguesia, ao qual a Câmara de Sesimbra também se associou, e insere-se num plano mais abrangente de criação de condições com vista ao bem-estar animal, de que são exemplos a construção do novo Centro de Recolha Oficial de Animais de Estimação, que se deverá iniciar brevemente, e o lançamento de uma campanha de adoção entre a Câmara Municipal e as juntas de freguesia, que pode levar à isenção de taxas para quem adotar um animal", sublinhou o presidente da Câmara de Sesimbra, Francisco Jesus. O autarca acrescentou que o Parque Canino "é um espaço de todos, que deve ser utilizado de forma responsável".
Por sua vez, Vítor Antunes, presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, mostrou-se satisfeito com a concretização do projeto. "Este terreno estava livre, próximo de outros equipamentos e de zonas residenciais. Tudo sugeria a sua construção neste local", referiu. Vítor Antunes disse ainda que o parque representou um investimento de 10 mil euros, e apelou à sua utilização de forma adequada.
Na inauguração, os presentes tiveram oportunidade de assistir a uma demonstração de deteção de explosivos e estupefacientes por parte de duas equipas cinotécnicas do Corpo de Fuzileiros, bem como a uma explicação do objetivo da pista de obstáculos do Parque Canino, "que está disposta de forma a facilitar o treino dos animais", explicou Pedro Ferreira, treinador de cães que colaborou no projeto.
O Parque Canino da Quinta do Conde localiza-se junto ao polidesportivo da Boa Água, e tem uma área de, aproximadamente, 800 metros quadrados. É composto por um conjunto de equipamentos, entre os quais, um túnel, pontes e barras de salto. À entrada existem sacos para recolha de dejetos caninos, importante para a higiene do mesmo e, no exterior, duas mesas de piquenique com bancos, que funcionam como uma zona de descanso e convívio entre os utilizadores.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra  



Comentários