Palmela, Sesimbra, Almada, Moita e Setúbal

Região despede-se da época natalícia no dia de Reis 

A encerrar a quadra festiva, as tradicionais Janeiras voltam a sair à rua um pouco por todo o distrito de Setúbal neste domingo, dia de Reis. O dia remete-nos, como noutras celebrações, para tempos remotos, em que se celebravam deuses e divindades pagãs ou eram pedidas ou oferecidas dádivas no início do ano comum, símbolo de bom augúrio, quer para quem as pedia, quer para quem as doava. Hoje a mensagem é clara: saudar os Reis Magos, lembrar o Natal e dar as boas vindas ao novo ano é a missão do movimento associativo que continua a manter viva a tradição de séculos. Palmela, Sesimbra, Almada, Moita, Montijo e a capital do distrito celebram o fim do Natal e dão boas novas a 2019. Assista às comemorações do Dia de Reis e despeça-se da melhor forma da quadra natalícia.
Palmela canta as janeiras no centro histórico 

No dia 6 de Janeiro, a tradição das Janeiras regressa a Palmela, com a população a sair à rua para celebrar a Noite de Reis e o ano novo, numa iniciativa da Câmara Municipal com o Movimento Associativo.
O desfile dos grupos corais que participam na iniciativa tem início às 21 horas, nos Paços do Concelho, e percorre o Centro Histórico da vila, com passagem pela Praça Duque de Palmela, Rua Hermenegildo Capelo, Largo do Mercado, Junta de Freguesia e sede do Grupo dos Amigos do Concelho de Palmela.
O percurso termina no Largo de S. João, com a atuação final e um momento de convívio, com partilha do bolo rei e moscatel.
Participam nas Janeiras 2019 o Centro Social de Palmela, o Grupo 40 de Palmela da Associação de Escoteiros de Portugal, o Grupo de Cantares Modalentejo, o Grupo Coral “Ausentes do Alentejo”, o grupo de crianças e jovens das Férias Culturais – Passos e Compassos, a Sociedade Filarmónica Humanitária, a Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” e a Associação de Idosos de Palmela.
"Este ritual popular, tão característico do Centro Histórico e motivo de atração turística, foi retomado pela Câmara de Palmela em 1995, numa organização conjunta com o Movimento Associativo local, e conquistou o seu lugar no calendário cultural da região", diz a autarquia.

Setúbal vai cantar as Janeiras esta sexta-feira
Como de costume, a cidade de Setúbal vai dar as boas-vindas a 2019 com o tradicional cantar das Janeiras já esta sexta-feira, 4 de Janeiro. Estão previstas atuações de vários grupos corais, nos Paços do Concelho e um concerto especial de Ano Novo pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, no Fórum Municipal Luísa Todi.
A sessão das Janeiras, de entrada livre, começa às 18 horas, onde vão participar os corais alentejanos Os Amigos do Independente e Os Amigos dos Sadinos, ambos do concelho de Setúbal e ainda o Grupo de Cantares da Associação de Socorros Mútuos Setubalense e o Coro do Município Afina Setúbal.
Às 21 horas em ponto é altura de preparar as batutas e todos os instrumentos da Orquestra Metropolitana de Lisboa, que sobe ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi para um espetáculo de Ano Novo, com repertório composto por obras da família Strauss, Carl Otto Nicolai e Dmitri Schostakovich.
Conduzido pelo maestro Evgeny Bushkov, o “Concerto de Ano Novo: Delírios, Valsas, Galopes e Outros Sortilégios Musicais” vai levar o espectador numa viagem musical por obras conhecidas dos vários compositores ao som de polcas, marchas, valsas e aberturas de ópera. Os bilhetes custam 16 euros (1.ª e 2.ª plateias) e 14 euros (balcão) e já estão à venda no Auditório Municipal e online.

Reis Magos e Janeiras na vila da Moita
Até dia 6 de Janeiro, a Feira de Natal na vila da Moita inclui, no programa, muita animação, música e gastronomia na Praça da República e outras artérias da vila. Destaca-se, neste último fim-de-semana, o Concerto de Ano Novo pela Banda Filarmónica da Moita, “Vamos Cantar as Janeiras” e a atuação do músico Herlander com o projeto “Kapa Loop Sessions”.
A 5 de Janeiro, a partir das 14 horas, há “Bolos à Fatia – A Doce Arte dos Serviços Sociais”, na Praça da República, seguindo-se, às 15 horas, o Concerto de Ano Novo, pela Banda Filarmónica da Moita. Às 17:30h, há a Chegada dos Reis Magos, na Rua Miguel Bombarda, Rua Machado Santos, Rua 5 de Outubro e Praça da República.
No último dia desta primeira edição da Feira de Natal, 6 de Janeiro, a partir das 15 horas, há Prova de Bolo Rei, “Vamos Cantar as Janeiras”, com a atuação dos grupos corais “O Norte”, Alius Vetus, CRIVA, CRIBB e UNISEM, e música com Herlander.
Às 18 horas, decorre o encerramento da Feira com Apontamento de Som e Luz, na Praça da República.
A primeira Feira de Natal da vila da Moita é organizada pela Comissão Coordenadora das Festas do Município da Moita, com o apoio da Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Intermarché Moita.

Os Reis Magos em Sesimbra
Reis Magos percorrem o concelho de Sesimbra 
No dia 6 de Janeiro, domingo, os três Reis Magos do Oriente, Belchior, Baltazar e Gaspar, regressam ao concelho de Sesimbra para assinalar o dia em que, guiados por uma estrela, visitaram o Menino Jesus, e lhe ofereceram ouro, incenso e mirra.
Tal como tem sido habitual nos últimos anos, vão passar pelas três freguesias do concelho montados nos seus dromedários e fazer as delícias dos mais novos.
As comemorações têm início, às 10h30 horas, no Parque da Vila, na Quinta do Conde, depois prosseguem, às 14h30 horas, no Parque Augusto Pólvora, na Maçã, e terminam, às 17 horas, na Fortaleza de Santiago, na vila de Sesimbra.
Nestes três momentos, vão também ouvir-se as Janeiras, cantadas pelo Grupo Coral A Voz do Alentejo.

Almada cumpre tradição com o programa "Vamos Cantar as Janeiras" 
Cumpre-se a tradição das Janeiras. São mais de três dezenas de grupos corais, etnográficos e tunas académicas do concelho de Almada que se juntam em redor de uma grande fogueira, instalada no átrio do Solar para cantar temas tradicionais portugueses.
Em Almada ainda se cantam as Janeiras. Venha celebrar a tradição, no dia 5 de Janeiro, no Solar dos Zagallos, na Sobreda. Os grupos corais e etnográficos do concelho marcam presença com muita música, para receber em grande o novo ano.
De 3 a 9 de Janeiro, as cantigas percorrem as freguesias do concelho de Almada, mantendo a tradição.
Os grupos corais e etnográficos do concelho cantam as Janeiras, percorrendo igrejas, instituições de solidariedade social, equipamentos culturais e outros locais de convívio.
No noite de 5 de Janeiro, o Solar dos Zagallos, na Sobreda, recebe todos os grupos participantes, unindo gerações e fazendo-nos reviver esta prática cultural.
Consulte aqui a programação completa do programa Vamos Cantar as Janeiras em Almada.

Concerto em dia de Reis homenageia Luís Gomes no Montijo 
No Dia de Reis, o Conservatório Regional de Artes do Montijo promove mais uma Gala de Ópera, orientada pelo maestro Ceciliu Isfan com os solistas Elisabete Matos, Luís Gomes, João Merino e Pedro Massarão, às 17 horas, no Cinema-Teatro Joaquim D’Almeida, no Montijo.
Inserida nas comemorações dos 25 anos da Escola Profissional do Montijo,a Gala é também uma homenagem ao tenor Luís Gomes, um dos vencedores do concurso internacional Operália, natural do concelho do Montijo.
Este evento contará ainda com a presença da soprano Elisabete Matos, vencedora de um grammy.
Neste espetáculo irão ser apresentadas obras de Strauss, Verdi, Puccini e Lehar.

Agência de Notícias 

Comentários