Moradores da Jamaica negam manifestação no Seixal

Associação de Vale Chícharos rejeita participação em protesto na Câmara Municipal 

A Associação para o Desenvolvimento Social de Vale Chícharos, no Seixal, garantiu que os moradores do bairro Jamaica "não estão envolvidos e não vão participar" na manifestação desta sexta-feira junto à autarquia local. "Nem os moradores do bairro Jamaica nem a família Coxi estiveram envolvidos na convocatória nem na manifestação que ocorreu, em Lisboa, no passado dia 21 de Janeiro. Não estamos, de igual modo, a organizar nenhuma manifestação para sexta-feira em frente à Câmara do Seixal e não iremos participar nas manifestações agendadas", refere o comunicado da associação. 
Moradores não vão protestar esta sexta-feira 

Membros da família Coxi estiveram envolvidos nos incidentes entre os moradores e a polícia que ocorreram no domingo no bairro da Jamaica, no Seixal, que originaram uma intervenção da PSP, num caso que causou ferimentos em cinco civis e num agente.
"Tudo o que queremos de momento é retomar as nossas rotinas diárias e seguir em frente", acrescentou a associação no documento.
Algumas associações e moradores do bairro a título individual convocaram uma manifestação para sexta-feira, em frente à Câmara do Seixal, para protestar contra a "brutalidade policial" e por "habitações dignas", informou um membro do Coletivo Consciência Negra.
O Coletivo Consciência Negra, a SOS Racismo, a Plataforma Gueto, a FEMAFRO e a Afrolis - Associação Cultural são algumas das organizações que estão a dinamizar este movimento.
Várias associações que estão solidárias com a população, na sequência do incidente que ocorreu em Vale de Chícharos, mais conhecido como bairro da Jamaica, estiveram reunidas com os moradores, onde foi decidido realizar um protesto na sexta-feira, em frente à Câmara do Seixal, pelas 16 horas.

PNR manifesta-se hoje em Lisboa 
Depois dos ataques do último domingo no Bairro da Jamaica, os moradores desta zona marcaram, para esta sexta-feira, uma manifestação junto à Câmara do Seixal, lê-se na página do Facebook chamada ‘A voz da mãe preta’, citada pelo jornal i.
No entanto, o descontentamento não se fica apenas pelos moradores do Bairro da Jamaica, tendo já vários partidos reagido e mostrado o seu desagrado. Em torno desta situação, o Partido Nacional Renovador (PNR) também anunciou uma manifestação para o Terreiro do Paço e para a porta da sede do BE, através da sua página de Facebook.
O i escreve que haverá 53 confirmações e 370 militantes que demonstraram vontade de estarem presentes e que alguns militantes do BE já foram avisados para não se deslocarem à sede na sexta-feira sem ser acompanhados. A manifestação terá início pelas 18 horas.
No domingo de manhã, a PSP foi chamada a Vale de Chícharos após ter sido alertada para "uma desordem entre duas mulheres", o que resultou no ferimento, sem gravidade, de cinco civis e de um agente.
Na sequência desta ocorrência, realizou-se uma manifestação em frente ao Ministério da Administração Interna, em Lisboa, que resultou em quatro detenções por apedrejamento aos agentes da PSP, incêndios a caixotes e viaturas, na zona de Loures e Odivelas, e lançamento de 'cocktails Molotov', em Setúbal, mas que a polícia, até ao momento, não relaciona.
Os incêndios em caixotes do lixo, ecopontos e também num autocarro continuaram na madrugada de hoje em vários locais, como Sintra ou Setúbal.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários