Farmacêutica vai criar 200 empregos no Seixal

Projeto é apresentado esta terça-feira e é um investimento de 200 milhões de euros 
Empresa de investigação na área farmacêutica vai construir fábrica no Seixal. Investimento ronda os 200 milhões de euros e deverá criar duas centenas de postos de trabalho diretos. A apresentação pública do que, até ao momento, é o maior investimento na região gerida pela empresa pública Baía do Tejo, será efetuada esta terça-feira, no centro de escritórios do Parque Empresarial da Baía do Tejo. Este investimento será apresentado por Jacinto Pereira, presidente da Baía do Tejo; Guy Villax, CEO da Hovione e Joaquim Santos, presidente da Câmara do Seixal. A fábrica prevê a criação de 200 postos de trabalho diretos, que serão, sobretudo destinados a trabalhadores altamente qualificados.
Empresa vai criar postos de trabalho qualificados 

O Parque Industrial do Seixal vai receber a nova fábrica da multinacional de investigação farmacêutica Hovione. O projeto que também envolveu a autarquia seixalense e a empresa Baía do Tejo, envolverá um investimento de 200 milhões de euros por parte da empresa que tem sede em Loures. Há também a expectativa de criar 200 postos de trabalho diretos, com trabalhadores altamente qualificados.

Os pormenores deste acordo só serão conhecidos esta manhã, mas nos últimos meses de 2018 o presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, fez várias declarações públicas sobre os investimentos que espera ver concretizados este ano e nos próximos no concelho e nomeou sempre que estava a ser negociado um acordo com uma empresa da área farmacêutica para que esta instalasse uma unidade fabril em terrenos da autarquia. Nessas intervenções foi revelando o valor do investimento - 200 milhões de um total de mil milhões de euros que envolvem apostas no turismo e hotelaria -, mas recusou sempre dizer o nome do investidor. Agora com o anúncio da cerimónia desta terça-feira fica público que será a Hovione. A apresentação dos planos para a fábrica será feita pelo CEO da firma Guy Villax, marcando também presença Jacinto Pereira, presidente da Baía do Tejo e Joaquim Santos, presidente da Câmara do Seixal.
Este investimento, um dos mais importantes dos últimos anos no distrito de Setúbal, é feito na construção de uma unidade industrial de alta tecnologia que vai ajudar a desenvolver a capacidade da empresa na investigação e desenvolvimento de processos químicos e dispositivos médicos além da produção de princípios ativos para a indústria farmacêutica mundial.
A Hovione é uma empresa farmacêutica fundada em Loures por quatro refugiados húngaros, que está presente em vários países.
Além desta aposta no Seixal, a Hovione - que tem fábricas em Loures, China, Estados Unidos e Irlanda -, inaugurou em Setembro um centro de investigação e desenvolvimento em Nova Jérsia (EUA) onde investiu 30 milhões de euros.
Este negócio faz ainda parte do projeto de desenvolvimento dos parques industriais existente no Seixal, Barreiro e Almada que tem vindo a ser desenvolvido pela empresa Baía do Tejo e que é conhecido como Lisbon South Bay.
No caso do arco ribeirinho da capital a empresa tem sido responsável, por exemplo, pela requalificação dos terrenos na antiga Quimigal, no Barreiro, onde se têm instalado dezenas de empresas. 
Outro dos projetos emblemáticos é a Cidade da Água, que nascerá nos antigos terrenos da Lisnave, em Almada, para onde está projetada a construção de habitação, comércio, um hotel, uma marina e um terminal fluvial.

Agência de Notícias 


Comentários