Bombeiros Voluntários do Montijo celebram 110 anos

"Os bombeiros voluntários são a coluna vertebral do nosso sistema" 

No cumprimento do lema “Vida por Vida”, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo festejou 110 anos ao serviço dos montijenses, com uma sessão solene no dia 27 de Janeiro, presidida pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Futuro foi a palavra dominante no discurso de Eduardo Cabrita, que abordou o novo modelo de proteção civil que tem estado na ordem do dia: “o que é fundamental hoje é olhar para o futuro, perceber que os desafios são complexos e que é necessário dar prioridade à prevenção, à qualificação técnica e especializada e ao profissionalismo”. O presidente da Câmara Municipal, Nuno Canta, também marcou presença na cerimónia e reafirmou a confiança e apoio incondicional da autarquia aos bombeiros da cidade. 
Ministro presente no aniversário dos bombeiros 

“No novo modelo de proteção civil é necessário interligar todas as forças. Os bombeiros voluntários são a coluna vertebral do nosso sistema e, por isso, terão cada vez mais uma palavra a dizer naquilo que é o futuro da proteção civil, no respeito pela sua autonomia de organização e no respeito pelo seu modelo de comando”, sublinhou o ministro.
O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, também marcou presença na cerimónia e reafirmou a confiança e apoio incondicional da autarquia aos bombeiros: “no Montijo temos feito da proteção civil um movimento de aproximação aos problemas das pessoas e, por isso, fomos construindo com os nossos bombeiros, ao longo dos últimos anos, uma resposta de socorro e de emergência, cada vez mais, qualificada, criando uma corrente de cumplicidades assente no princípio da solidariedade institucional”.
Pela corporação dos Bombeiros Voluntários do Montijo, o comandante Américo Moreira e o presidente da direção, Amável Pires, deixaram palavras de agradecimento ao esforço e competência dos seus bombeiros, agradeceram o apoio da Câmara Municipal do Montijo e abordaram a necessidade de continuar a dotar os bombeiros com mais recursos, tendo em conta o desafio do novo Aeroporto do Montijo.
O presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo solicitou, ainda, o apoio do ministro Eduardo Cabrita para a concretização do projeto de ampliação do atual quartel.
Como habitualmente, a sessão solene contou com promoções e condecorações de bombeiros e associados e com a distinção de entidades e empresas que colaboram regularmente com os Bombeiros Voluntários do Montijo. Foi, igualmente, batizada a nova ambulância de transporte de doentes, adquirida com o apoio financeiro da Câmara do Montijo.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários