Barreiro aposta no LED e poupa 4,3 milhões de euros

Nova iluminação pública  pretende reforçar a segurança dos cidadãos e bens

A Câmara do Barreiro vai poupar 4,3 milhões de euros em consumo energético graças à substituição da atual rede de iluminação pública pelo sistema LED, num investimento privado superior a três milhões de euros, revelou o município em comunicado. O município do Barreiro, poupa assim nos próximos 12 anos, uma verba que servirá para intervenção no espaço público. Esta proposta foi aprovada por maioria, com os votos favoráveis do PS e PSD e contra da CDU. Sem qualquer tipo de encargos financeiros para a autarquia, este investimento pretende reforçar a segurança dos cidadãos e bens, assim como a instalação de cerca de 11 mil lâmpadas LED. Os trabalhos de substituição vão prolongar-se durante três meses.
Barreiro vai investir na iluminação pública 

Rui Braga, vereador do Departamento de Planeamento, Gestão Territorial e Equipamentos da Câmara Municipal, afirma que “empresa que ganhasse este concurso teria de garantir à autarquia, no mínimo, 60 por cento de poupança, assim como 10 por cento, no mínimo, de partilha da mesma. Um dos privados a ir a concurso, e que acabou por ganhar o procedimento, apresentou 69,90 por cento de garantia de consumos de poupança e partilha de lucro, com a autarquia, acima dos 45 por cento”.
Rui Braga destaca que esta é “uma excelente notícia para o Barreiro, em que o investimento privado permite reforçar a segurança e poupar cerca de 4.3 milhões de euros em consumo energético”, realçando que “a adequação às melhores práticas ambientais europeias e a clara melhoria da qualidade de vida são âncoras e mais valias que os barreirenses irão notar em todo o concelho”.
O novo sistema de iluminação vai ficar equipado com telegestão, o que, segundo o município, vai permitir “um controlo mais eficiente das falhas de energia no espaço público”.
Para Rui Braga, este investimento é uma “excelente notícia para o Barreiro”, não só pela poupança energética, mas também pelo reforço da segurança, adequação às práticas ambientais europeias e melhor qualidade de vida para os barreirenses. Além disso, permitirá “reacender muitos dos candeeiros apagados” em todo o concelho.
A proposta foi aprovada por maioria em reunião de câmara, com os votos a favor do PS e PSD, e contra da CDU.

Aposta fundamental para a cidade
Já Bruno Vitorino, vereador da Divisão de Sustentabilidade e Eficiência Energética, sublinha que “esta reforma profunda da rede de iluminação pública é fundamental para a cidade, porque permite uma redução muito grande da despesa pública ao mesmo tempo que aumenta a qualidade da iluminação e porque significará um aumento da segurança e do sentimento de segurança no Barreiro, que é para mim um problema central”.
O social-democrata destacou ainda o “impacto inegável ao nível da sustentabilidade”, ao permitir a criação de um fundo de eficiência energética, "que será aplicado na criação de outras medidas amigas do ambiente nos edifícios da Câmara Municipal", concluiu o vereador do PSD.

Agência de Notícias 

Comentários