Montijo vai ter Unidade de Cuidados Continuados

Autarquia aprova por unanimidade cedência de terreno 

A Câmara do Montijo aprovou, por unanimidade, a cedência de um terreno em direito de superfície à Santa Casa da Misericórdia do Montijo para construção de uma Unidade de Cuidados Continuados para Demências e Doenças Neurodegenerativas, em reunião pública do executivo. “A unidade destina-se à proteção de cidadãos adultos em situação de dependência que necessitem de cuidados e de assistência, em resultado de demência ou doença neurológica degenerativa” explicou o presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta.
Cuidados Continuados para utentes de toda a região 

“A estância de média e longa duração servirá os interesses da população do Montijo e de toda a península de Setúbal e pretende constituir-se também como um motor de criação de novos postos de trabalho”, disse o presidente, sublinhando o interesse deste equipamento: “uma proposta com grande importância para o Montijo para termos uma resposta social mais completa, mais abrangente e qualificada”, sublinhou Nuno Canta.
O terreno destinado à construção do equipamento tem uma área total de 7 143 m2, com o valor patrimonial de 150 mil 410 euros e está localizado na Rua Gomes Eanes de Azurara.
Este equipamento reveste-se de elevada importância, "uma vez que os problemas de saúde mental aliados a situações de demência, com o aumento da esperança média de vida e com o envelhecimento da população importam severas consequências para a vida das famílias", realça a autarquia.
A Santa Casa da Misericórdia prevê, ainda, a existência de condições de formação e desenvolvimento de conhecimento nesta área, estabelecendo parcerias de cooperação científica e académica, nomeadamente com universidades.
O direito de superfície, pelo prazo de 50 anos renováveis automaticamente por períodos de dez anos, pressupõe o início da construção do equipamento num prazo de cinco anos a partir da data de celebração da escritura de constituição do direito de superfície.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários