Hospital do Barreiro inaugura novas instalações da urgência

Investimento requalifica urgências do hospital Nossa Senhora do Rosário  


O Centro Hospitalar Barreiro-Montijo já inaugurou as novas instalações do Serviço de Urgência Geral, que foram alvo de obras de beneficiação. Com esta intervenção, o Serviço de Urgência Geral passará "a dispor de mais gabinetes médicos, de dois postos de triagem, de uma nova sala destinada a tratamentos respiratórios e aumentará a capacidade da sala de espera para os doentes que aguardam triagem", anuncia o Centro Hospitalar Barreiro Montijo, não revelando o valor do investimento. As novas urgências do hospital de Nossa Senhora do Rosário começaram a funcionar esta quarta-feira. O Centro Hospitalar serve as populações dos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete. 

Hospital com novo serviço de urgência  

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo inaugurou, no passado dia 14 de Dezembro, as novas instalações do Serviço de Urgência Geral, com a presença da Secretária de Estado da Saúde Raquel Duarte. Esta obra teve como objetivo melhorar a qualidade dos cuidados de saúde prestados aos doentes, aumentado a sua satisfação, e proporcionar melhores condições de trabalho para os profissionais.
Com esta intervenção o Serviço de Urgência Geral passa a dispor de 12 gabinetes médicos, mais três do que anteriormente, de dois postos de triagem, mais um do que nas antigas instalações. Com a renovação do espaço, o circuito dos doentes prioritários e não prioritários é diferente, com salas de espera autónomas, permitindo assim melhorar as condições de vigilância dos utentes mais urgentes.
"Esta obra permitiu beneficiar a sala destinada a tratamentos respiratórios, a sala de emergência e a sala de pequena cirurgia, bem como aumentar a capacidade da sala de espera para os doentes que aguardam triagem. O Serviço de Urgência Pediátrica também foi alvo desta intervenção e tem agora uma nova sala de espera com melhores condições de acolhimento", refere a administração do centro hospitalar.
A cerimónia de inauguração contou com a presença de representantes de diferentes entidades da comunidade local, bem como do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.
O Serviço de Urgência Geral situa-se no Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro e serve os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete. Com uma população de mais de 215 mil habitantes, em 2017 registou mais de 72 mil episódios de urgência e no 1.º semestre de 2018 perto de 37 mil. A Urgência começou a funcionar nas novas instalações a partir desta quarta-feira.

Agência de Notícias

Comentários