Fórum Turismo Palmela foi um sucesso

Concelho aposta forte enoturismo, gastronomia, natureza, cultura e no golfe 

O Fórum Turismo Palmela, que decorreu na segunda-feira, no Cineteatro S. João, contou com mais de três centenas de participantes, com uma forte presença de jovens, alunos de escolas da região. A iniciativa, organizada pela Câmara de Palmela, com o apoio da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, promoveu a partilha de exemplos e práticas de sucesso em torno do tema “Turismo e Património Cultural – Valorização dos Territórios”. Em 2017, o concelho ultrapassou a barreira das 100 mil dormidas e também o número de alojamentos locais tem vindo a aumentar. Números, diz o presidente da autarquia, Álvaro Amaro, provam que "Palmela tem vindo a afirmar-se como um destino turístico em franco crescimento".
A cultura é um dos pilares do turismo local 

A manhã foi dedicada ao painel “Turismo como fator de valorização cultural dos territórios”, com a apresentação de projetos de várias regiões do país, entre os quais “Idanha a Nova – Cidade Criativa da Música”, numa altura em que Palmela prepara também a sua candidatura a Cidade Criativa da Música da Unesco. “O Caminho de Santiago – Perspetivas de Desenvolvimento Turístico-Cultural” deu o mote aos trabalhos do período da tarde. O tema reveste-se de especial importância para Palmela, que foi sede da Ordem de Santiago em Portugal, até à sua extinção.
O presidente do município, Álvaro Amaro, sublinhou, durante a sessão de abertura do Fórum, que "Palmela tem vindo a afirmar-se como um destino turístico em franco crescimento", com destaque para as áreas do enoturismo, gastronomia, touring cultural e paisagístico, desporto de natureza e golfe. Em 2017, o concelho ultrapassou a barreira das 100 mil dormidas e também o número de alojamentos locais tem vindo a aumentar, sendo já uma centena e meia.
Álvaro Amaro realçou também que a autarquia tem procurado captar todo o financiamento europeu disponível no âmbito do atual quadro comunitário para o desenvolvimento de projetos no setor turístico. Entre os investimentos já concretizados e em desenvolvimento estão a valorização de sítios arqueológicos, os projetos “PRArrábida – Espaços de lazer e bem-estar” Serra do Louro ao Cubo, Janela da Arrábida e Castelos e Fortalezas da Arrábida, o reforço da rede wi fi no Centro Histórico de Palmela e Serra do Louro, a criação do espaço Palmela Conquista no antigo edifício da Rádio Pal e a ação Almenara, que totalizam mais de 1,7 milhões de euros de investimento.
"O nosso objetivo para o futuro é muito claro: queremos posicionar Palmela como um destino em que o casamento entre o turismo e o património cultural é uma aliança feliz", afirmou o vereador do Turismo, Luís Miguel Calha, a quem coube encerrar o Fórum. Para o vereador, "o intercâmbio de experiências, a aprendizagem aqui germinada e os resultados desta iniciativa serão determinantes para continuarmos a construir caminhos de futuro".
O forte calendário de eventos culturais, desportivos e de lazer é outro dos fatores apontados para o contínuo crescimento turístico do Concelho. Iniciativas diversas como a Feira Medieval de Palmela, o Palmela Wine Jazz, o Festival de Moscatel, o Mercado Caramelo, no Pinhal Novo, o recente Itinerário Turístico das Igrejas e Capelas do Centro Histórico de Palmela ou o Programa “Palmela, Experiências com Sabor!”, a par de eventos coorganizados e apoiados pelo município, em conjunto com associações e entidades diversas, dos quais se indicam, por exemplo, o Festival Internacional de Gigantes, (Pinhal Novo), O Festival Internacional de Artes de Rua (Palmela), o Festival Queijo, Pão e Vinho, (Quinta do Anjo), a Mostra de Vinhos de Fernando Pó, o Palmela Run, o Pinhal Novo Night Run e a Granfondo Arrábida, o Projeto Almenara, cuja parceria com o Município de Lisboa, através da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, contribui para a otimização dos fluxos turísticos a partir do castelo de S. Jorge, em Lisboa,  para o castelo de Palmela, têm contribuído para a projeção deste território e para o sucessivo aumento da procura, permitindo reduzir a sazonalidade.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários