Exposição revela alfaiate e artista em Setúbal

História do pai de Toy chega ao museu do Trabalho 

Uma exposição que junta fotografias e artefactos ligados à profissão de alfaiate está patente entre 8 de Dezembro e 31 de Janeiro, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, em Setúbal.  “António da Costa Ferrão – alfaiate e artista”, com inauguração agendada para sábado, às 15 horas, revela memórias e histórias da vida de uma personagem multifacetada, costuradas entre artes. O homenageado, natural de Ançada, Mangualde, atualmente com 94 anos, iniciou-se no ofício de alfaiate aos 11, uma vez concluída a antiga 4.ª classe, profissão à qual se dedicou durante 75 anos, primeiro em Lisboa, cidade onde cumpriu o serviço militar, depois em Setúbal, onde chegou em 1951. É o pai do cantor Toy.  

Fez-se sócio da Sociedade Musical Capricho Setubalense e da Sociedade Musical e Recreativa União Setubalense, onde aprendeu solfejo e tocou trompete nas respetivas bandas filarmónicas.Dedicado de corpo e alma às suas artes, de dia era o alfaiate António Ferrão, com estabelecimento num 1.º andar da Travessa do Postigo da Pedra, à noite era o Ferrão músico, que tocava guitarra elétrica, violino, contrabaixo, banjo e viola-baixo acústica em conjuntos de bailes, orquestras e grupos de cantares.
A exposição patente no Museu do Trabalho Michel Giacometti resulta da doação do espólio relacionado com instrumentos de trabalho ligados à Alfaiataria Ferrão, pelos filhos Maria Leonor Neves Ferrão Machado e António Manuel Neves Ferrão, o cantor Toy.
A mostra é inaugurada a 8 de Dezembro, às 15 horas, com um programa que inclui memórias, histórias e poesia por Victor Gaspar e José Raposo e pelos filhos do homenageado, assim como um apontamento musical por Toy e pelo Grupo de Cantares Populares e Tradições da Junta de Freguesia de São Sebastião.
“António da Costa Ferrão – alfaiate e artista”, organizada pela Câmara de Setúbal, pode ser visitada, até 31 de Janeiro, de terça a sexta-feira das 9h30 às 18 horas e ao sábado e domingo das 14 às 18 horas.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários