Alcochete anuncia investimentos no Samouco

Infraestruturas desportivas, escolas e rede viária serão prioridades em 2019 

Os investimentos nas infraestruturas desportivas e as obras que a Câmara Alcochete pretende realizar em 2019 na freguesia do Samouco foram os temas da intervenção do presidente do município de Alcochete, no período de antes da ordem do dia da reunião de câmara realizada na vila do Samouco.  Fernando Pinto destacou o investimento já realizado no campo municipal de futebol da Quinta da Praia com a colocação de um campo de relva sintética, em substituição de um pavimento de terra batida, com marcações para futebol de 11, 9 e 7. A autarquia anunciou que a requalificação do pavilhão da vila ficará concluída em Janeiro do próximo ano. O executivo disse ainda que irá requalificar a Escola Básica do Samouco, avançar com obras na rede viária da freguesia e melhorar a eficiência energética na vila.   
Autarquia anuncia obras prioritárias em 2019 

 “Está concluída a 1.ª fase de uma obra com uma envergadura substancial para acabarmos com o lamaçal com que se debatiam dia após dia, mês após mês, ano após ano, as mais de 150 pessoas da freguesia do Samouco e arredores que, por via da Associação Desportiva Samouquense, praticam futebol no recinto”, disse o autarca, dando conta que uma segunda intervenção, a realizar em 2019, incluirá a “requalificação dos balneários, da bancada e do muro envolvente e o reaproveitamento dos espaços disponíveis no interior do recinto”.
“O novo “sintético” da Quinta da Praia ocupa as dimensões máximas possíveis com as obras já realizadas e com as que se vão desenvolver no próximo ano fica em condições para acolher qualquer jogo de futebol nacional e inclusivamente de âmbito internacional”, acrescentou.
O presidente da Câmara informou também que as obras de requalificação do pavilhão desportivo do Samouco deverão estar concluídas no próximo mês de Janeiro, se o clima assim o permitir. Sobre esta obra, o autarca referiu o seguinte “O pavilhão municipal não recebia nenhuma intervenção de relevo desde a sua inauguração em 2000 (…) e estava com variadíssimas infiltrações quer na cobertura, quer numa das paredes laterais. Neste momento, toda a cobertura já está impermeabilizada, o pavilhão está a ser pintado no interior e no exterior, foi colocado um novo piso sobre o que existia (…) com o cuidado de que permitisse a prática das modalidades que ali se desenvolvem, com especial destaque para a patinagem artística, e está também a ser impermeabilizado o terraço”.
O pavilhão fica ainda adaptado para a prática de ginástica, futsal, andebol e basquetebol e foi dotado de um novo sistema de tabelas de basquetebol para substituir “um sistema em completo desuso, com um peso brutal”, disse. “Este investimento é grande mas vale a pena porque recuperar escolas, recuperar infraestruturas desportivas, pensando nas crianças e nos graúdos, nas pessoas que utilizam estes espaços, é trabalhar para a população e neste caso para a população do Samouco”, sublinhou Fernando Pinto.

Escolas, rede viária e iluminação na agenda de trabalho de 2019 
O autarca deu ainda conta dos projetos e obras para a freguesia do Samouco a implementar a partir de Abril de 2019, depois da aprovação da prestação de contas de 2018. “Estamos a verificar junto dos serviços a viabilidade de ampliação da Escola Básica do Samouco para mais duas salas (…) mas independentemente disso a atual escola vai ser completamente requalificada ao nível da pintura interior e exterior, substituição das janelas de madeira por pvc com vidro duplo e a colocação de aparelhos de ar condicionado”, afirmou.
“Depois da Escola Básica do Passil, a escola que se segue é a Escola Básica do Samouco. Estou convicto que ao longo de 2019 iremos fazer um trabalho que não só vai melhorar as condições de conforto e proporcionar uma aprendizagem mais efetiva às crianças como vai também criar melhores condições para os pais, os professores e as equipas que trabalham neste estabelecimento de ensino”, disse o presidente da câmara, acrescentando que será igualmente incluído no orçamento de 2019 a requalificação do polidesportivo ao ar livre, contíguo à escola do Samouco.
Fernando Pinto adiantou que a câmara vai avançar com a repavimentação das ruas Capitães de Abril, do Poder Local e do Mercado na freguesia do Samouco no próximo ano.
Quanto à rede viária, o autarca sublinhou que “há muito mais para fazer, não só no Samouco, mas em todo o concelho”. “É importante que a população do Samouco saiba que temos a nossa rede viária numa degradação completa”, disse, referindo, no entanto, que mais do que falar “é preciso agir” e que por isso no orçamento para 2019 "há uma verba de 700 mil euros destinada à requalificação da rede viária do concelho", explicou o autarca.
O presidente da câmara deu ainda conta do processo relativo à implementação do projeto InteGrid na zona da Quinta da Caixeira, freguesia do Samouco, por parte da EDP, empresa que vai instalar na próxima semana 25 luminárias na referida urbanização e vai reunir em breve com o Executivo da Junta de Freguesia do Samouco para dar seguimento ao projeto. “A instalação dessas 25 luminárias vai provocar uma redução do consumo energético e baixar o custo da eletricidade que o município paga e acho que este projeto que está a ser desenvolvido pela EDP é um projeto inovador, que beneficia o concelho de Alcochete”, afirmou o autarca.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 

Comentários