Hospital do Barreiro cuidou de 29 doentes em casa

“Humanizar” apresentou o seu trabalho à comunidade

A Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos “Humanizar” realizou uma reunião para apresentar o seu trabalho à comunidade, no auditório do Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro. Trata-se de um projeto inovador pois a equipa é constituída por elementos dos dois níveis de cuidados: cuidados de saúde primários (ACES Arco Ribeirinho) e cuidados hospitalares (Centro Hospitalar Barreiro Montijo). Iniciou a sua atividade em 1 de Março de 2018 e até ao momento acompanhou 29 doentes.
Unidade funciona desde Março em quatro concelhos 

De acordo com Sara Ferreira, vereadora da Intervenção Social, Igualdade, Saúde e Habitação da Câmara do Barreiro, "graças ao trabalho integrado de vários profissionais pertencentes aos cuidados primários e hospitalares, as nossas populações irão ter acesso a cuidados paliativos ainda mais próximos e mais humanos. O nome desta Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos descreve perfeitamente o seu trabalho: 'Humanizar'”, sublinha a autarca.
A Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos surgiu como projeto inserido no Programa de Incentivo à Integração de Cuidados e à Valorização dos Percursos dos Utentes no Serviço Nacional de Saúde, e tem por finalidade "a prestação de cuidados paliativos na comunidade, de forma a garantir aos doentes com necessidades paliativas a permanência no seu ambiente comunitário e familiar, promovendo o conforto, a dignidade e a humanização dos cuidados", explica a organização.
A reunião de apresentação promovida pelo Conselho de Administração do Centro Hospital Barreiro e Montijo e direção executiva do ACES Arco Ribeirinho, contou com a presença de diversas entidades dos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, nomeadamente autarquias, misericórdias, unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e Ligas de Amigos.

Agência de Notícias com Câmara do Barreiro 

Comentários