Festival do Moscatel regressa a Palmela no fim de semana

Vêm aí dois dias dedicados a um dos melhores moscatéis do mundo... 


A 10 e 11 de Novembro, a vila de Palmela, tem agenda cheia com a realização de mais uma edição do Festival do Moscatel. O evento de entrada livre conta com mercado, mostra de vinhos, demonstrações de cozinha e atividades para o público em geral tendo como mote a bebida generosa, uma das marcas da região.O Festival será também momento para provar e adquirir produtos regionais confecionados com Moscatel, assim como participar em atividades paralelas, como provas de vinhos comentadas, harmonizações vínicas, sessões e demonstrações de cozinha, animações musicais e um debate, no dia 11, organizado com a Associação Portuguesa de Enologia, sobre “O Papel do Enólogo na Atualidade”.

São Martinho ao sabor do melhor moscatel 

Com organização conjunta da Câmara de Palmela e da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, decorre, nos dias 10 e 11 de Novembro, na vila de Palmela, mais uma edição do Festival do Moscatel.
O evento, de entrada livre, conta com um Mercado, no dia 10, das 15 às 23 horas e no dia 11, das 15 às 20 horas, no qual o visitante encontrará uma Mostra permanente de vinhos Moscatel e poderá provar e comprar Moscatel de Setúbal, Moscatel Roxo e brancos e espumantes produzidos com esta casta.
Esta é também uma oportunidade única para contactar diretamente com os produtores. Vão estar presentes a Adega Camolas, a Adega de Palmela, a Casa Agrícola Assis Lobo, a Casa Agrícola Horácio Simões, a Casa Ermelinda Freitas, a Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, a Damasceno, a Malo Wines, a Quinta do Monte Alegre, a Sivipa, a Venâncio da Costa Lima e a Adega Xaxier Santana.
O Festival terá a presença de fabricantes de produtos regionais confecionados com Moscatel e várias atividades paralelas, como provas de vinhos comentadas, harmonizações vínicas, workshops, showcooking, animações musicais e um debate, no dia 11, organizado com a Associação Portuguesa de Enologia, sobre “O Papel do Enólogo na Atualidade”.
O copo de prova oficial do Festival tem o valor de 1,50 euros (oferta de uma prova de Moscatel de Setúbal), sendo necessária a sua aquisição para participar em algumas atividades.
Estas atividades decorrem entre o Cineteatro S. João, a Casa Mãe da Rota de Vinhos e a Biblioteca Municipal.
O Festival do Moscatel em Palmela é um "evento bienal na área do Enoturismo, que objetiva contribuir para a valorização da produção de Moscatel de Setúbal e da sua aplicação a produtos inovadores de gastronomia e doçaria, divulgando o conhecimento e a apreciação desta casta de caraterísticas únicas", explica a autarquia de Palmela.
Para mais informações, consulte o programa detalhado em turismo.cm-palmela.pt.

Moscatel dá o mote aos próximos fins de semana gastronómicos
No âmbito do projeto municipal de promoção gastronómica “Palmela, Experiências com Sabor!”, os próximos Fins de Semana Gastronómicos são dedicados ao Moscatel de Setúbal. Nos dias 9, 10, 11, 16, 17 e 18 de Novembro, serão 26 os estabelecimentos de restauração e bebidas do concelho a proporcionar experiências gastronómicas inovadoras, onde o Moscatel de Setúbal dá o mote na criação de pratos e sobremesas que combinam, na perfeição, com o outono.
Esta parceria entre a Câmara de Palmela e a Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal continua a apostar na divulgação da gastronomia local e na dinamização do tecido económico do setor.
O programa “Palmela, Experiências com Sabor!” 2018 encerra nos dias 14,15,16, 21, 22 e 23 de Dezembro, com os Fins de Semana Gastronómicos Natalícios.

Agência de Notícias 

Comentários