Festa da Batata-Doce anima fim de semana no Carvalhal

Durante uma semana a Batata-doce vai ter a sua grande festa dos sabores

De 24 de Novembro a 2 de Dezembro o concelho de Grândola dedica uma semana aos comeres com um produto emblemático da região, a batata-doce. Em simultâneo, neste fim de semana, decorre a Festa da Batata-Doce, em Carvalhal. Bons argumentos à mesa não vão faltar no decorrer da semana que nove restaurantes do concelho alentejano de Grândola dedicam à batata-doce. Até ao segundo dia do último mês do ano, há para provar neste Alentejo litoral as migas de batata-doce com carne de alguidar, o coelho frito com batata-doce, lombo de bacalhau em papelote com migas de batata-doce, escabeche de perdiz com mil-folhas de batata-doce e cozido à portuguesa com batata-doce. Venha provar. 

Festa da Batata Doce regressa ao Carvalhal 

Isto citando apenas algumas propostas entre as dezenas de pratos à prova nas seguintes casas: Café do Zuca, Cantinho do Futuro, Casa de Pasto, Novos Sabores da Lanterna, O Melidense, Quinta do Lourenço, Sabores da Praça, Villa Mariscos, Zé de Moura (ementas completas e contactos dos estabelecimentos aqui).
Valorizar e divulgar a batata doce que é produzida na região do litoral alentejano é o objetivo da 18.ª edição da Festa da Batata Doce que decorre este fim de semana no Carvalhal, em Grândola, numa organização conjunta da Associação de Agricultores do distrito de Setúbal, município de Grândola e Junta de Freguesia do Carvalhal.
Reconhecida pela sua “qualidade superior”, a organização pretende dar a conhecer durante dois dias as diversas formas de confeção e degustação da batata doce do Carvalhal e da Comporta cuja produção, segundo Avelino Antunes, presidente da associação de agricultores do distrito de Setúbal, “não foi afetada” pelas condições climatéricas.
Para além de promover a batata doce da região, a festa, insere-se “na luta pela defesa de melhores condições de vida para o mundo rural e para os pequenos e médios agricultores”, acrescentou Avelino Antunes.
A Festa da Batata Doce que se realiza alternadamente nas localidades de Carvalhal, concelho de Grândola e Carrasqueira, no concelho de Alcácer do Sal, vai contar também com a participação da comunidade escolar com “visitas às explorações agrícolas”.
Um almoço convívio, a conferência “A Agricultura e o Mundo Rural”, uma visita a um campo de batata doce e os espetáculos com o Grupo Coral as Margaridas de Maio, o Grupo de Dança Típica da Queimada, o Grupo Musical Ventos do Alentejo, o Rancho Folclórico Infantil do Poceirão e Bailes com o Duo Paulo e Sónia e Jorge Espada completam o programa do evento.
Utilizada na gastronomia em vários pratos principais, como acompanhamento, como sobremesa, ou apenas assada, frita ou cozida, a batata doce é conhecida pelas suas propriedades antioxidantes, ao possuir um elevado índice de beta-caroteno, utilizado pelo organismo para produzir vitamina A.

Agência de Notícias 

Comentários