Dia Nacional do Mar assinalado em Sesimbra

Vila tem um dos mais importantes portos de pesca do país

A importância da economia do mar nas diversas vertentes foi uma vez mais destacada nas comemorações do Dia Nacional do Mar, que decorreram em Sesimbra. Na abertura da iniciativa, perante uma plateia repleta de empresários dos setores da pesca e do turismo, autarcas locais e representantes de um vasto conjunto de entidades, o presidente da Câmara de Sesimbra, Francisco Jesus frisou que o mar "tem uma importância extrema no plano económico e identitário", e voltou a manifestar a preocupação com a necessidade da construção da variante Porto de Abrigo-Carrasqueira.
Mar foi celebrado no dia 16 de Novembro 

"Um investimento estruturante para o porto e para todas as atividades ligadas à economia do mar", afirmou o autarca, lembrando que Sesimbra "é, há muito, um dos mais importantes portos de pesca do país em termos de quantidades e valores de pescado".
Francisco Jesus vincou ainda o objetivo de criação da Estação Náutica de Sesimbra, "uma marca diferenciadora que deve criar valor acrescentado às atividades", reforçou, e salientou o trabalho desenvolvido no âmbito do Conselho Municipal das Pescas, "que procura encontrar soluções e projetos que contribuam para a diferenciação de Sesimbra nas áreas da economia do mar, natureza e sustentabilidade".
A conferência prosseguiu com a apresentação do Desenvolvimento Local de Base Comunitária Costeiro: Financiamento para a Economia do Mar na Península de Setúbal, por parte de Natália Henriques, da Adrepes, que elucidou os empresários das medidas onde podem ser enquadradas as várias tipologias de projetos, destinatários e taxas de apoio, que, em regra, atingem os 50 por cento das despesas elegíveis de cada operação.
Ao todo, são oito as áreas às quais podem ser entregues as candidaturas: inovação em espaço marítimo; promoção dos planos de mar; preservação, conservação e valorização dos elementos patrimoniais e dos recursos naturais e paisagísticos; reforço da competitividade da pesca; reforço da competitividade do turismo; promoção de produtos locais de qualidade; melhoria dos circuitos curtos de bens alimentares e mercadorias locais no âmbito do mar e, por fim, qualificação escolar e profissional relacionada com o meio aquático.
Na conferência, Raquel Costa, da Direção-Geral de Política do Mar, apresentou o projeto Escola Azul, um programa educativo do Ministério do Mar que pretende distinguir as escolas que trabalham o oceano. O projeto, coordenado pela  Direção-Geral de Política do Mar, com o apoio científico e de cooperação da Ciência Viva, tem por base experiências internacionais, e pretende envolver a comunidade educativa, em conjunto com vários parceiros, em ações de sensibilização para a preservação do meio marinho.
As comemorações terminaram com uma ação de valorização do carapau, promovida pela Docapesca.

Dia Nacional do Mar
A data de 16 de Novembro, escolhida em 1994 para celebrar o Dia Nacional do Mar, coincide com a entrada em vigor da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que estabeleceu os limites marítimos inerentes à Zona Económica Exclusiva e à Plataforma Continental. A ratificação deste acordo, a 14 de outubro de 1997, deu a Portugal responsabilidades sobre uma das áreas marítimas mais extensas da Europa, e a maior da União Europeia, com uma dimensão 18 vezes superior ao seu território nacional.
Em 1998, esta data foi institucionalizada pela Resolução de Conselho de Ministros e, desde então, tem vindo a ser recordada todos os anos através de várias iniciativas. Sesimbra, um concelho cuja história esteve desde sempre ligada ao mar, através da pesca, da atividade do porto, um dos mais importantes do país em quantidades e valores de pescado, e do turismo, voltou assim, a associar-se às comemorações desta efeméride.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra

Comentários