Almada tem mercado amigo da terra e das pessoas

Comprar, comer e divertir-se no centro da cidade em época natalícia

A Praça S. João Baptista vai ser centro de animação em tempo de Natal, em Almada. A organização diz que que as propostas e surpresas são muitas e a diversão é garantida. Dia 12 de Dezembro, a partir das 17 horas, abrem as portas da edição deste ano do Mercado de Natal Amigo da Terra, em Almada, com uma seleção de artigos de designers e artesãos de todo o País, mas com preocupações ecológicas e sociais. Aqui, até a embalagem conta, pelo que quem quiser oferecer um presente ecológico pode ir até à Oficina de Cultura, no centro da cidade de Almada, onde até 16 de Dezembro estão as propostas de 70 artesãos e marcas.
Mercado abre portas na quarta-feira 

O Mercado de Natal Amigo da Terra, em Almada, com uma selecção de artigos de designers e artesãos de todo o país, abre na próxima quarta-feira, às 17 horas,  na Oficina da Cultura e Praça S. João Baptista. Com preocupações ecológicas e sociais, onde até a embalagem conta, “é espaço a visitar para adquirir um presente mais amigo do ambiente”, desafia a organização.
Encontra, por exemplo, vestuário feito com matérias naturais, brinquedos de madeira, acessórios de moda, plantas, cosmética natural, kits para fazer a sua horta em casa ou ter a sua própria criação de cogumelos, casas-ninho e muito mais. Em muitas das bancas haverá presentes a partir de um euro.
No exterior, funcionam as tasquinhas, com esplanadas cheias de iguarias natalícias, além de concertos e animação e, ao longo dos cinco dias, há oficinas ecológicas: mais de 50 no total, todas gratuitas. Numas constroem-se presentes, dando vida nova a materiais, noutras fazem-se decorações de Natal mais ecológicas, mas também há quem ensine a fazer embrulhos com materiais naturais, sem recurso a agrafos, fita-colas ou laços, para baixar a pegada ecológica deste Natal. Não é necessária inscrição prévia, basta aparecer.
Na Praça São João Baptista, onde há uma extensão do Mercado de Natal Amigo da Terra, pode provar doçaria regional, vinho quente e pão acabado de fazer, mas também levar para casa alguns produtos frescos à venda e até sugestões de presentes. Há ainda showcookings com receitas saudáveis para o Natal e para o dia-a-dia, em várias aulas práticas de cozinha por especialistas.
Além de bandas, DJ sets e atuações dos grupos que participam no programa “Do Natal aos Reis em Coro”, estão previstas peças de teatro e animação de rua. 
Outro dos pontos de atracção deste mercado será a banca da associação Amor Rafeiro. Aqui vai ser possível adoptar um cão ou um gato, ou simplesmente adquiri propostas de presentes para os seus amigos de quatro patas.
Finalmente, no domingo, dia 16 de Dezembro, a autarquia desafia a vestir algum acessório natalício e participar no ciclopasseio solidário Dois Pedais, Mais Natais. Pode levar bens alimentares não-perecíveis (como enlatados, bolachas, cereais, arroz, e outros alimentos embalados) para entregar à Redfood de Almada, que os distribuirá por famílias carenciadas do concelho. O ponto de encontro é na Praça São João Baptista, às 15 horas.

Anselmo Ralph na passagem de ano em Cacilhas
Mais uma vez Cacilhas vai receber o Ano Novo em festa. Música e fogo-de-artifício, desta vez combinado entre a margem de Almada e a de Lisboa. Mas em Cacilhas, a festa promete, tem muita música e um mega fogo de artificio a dobrar, e não é preciso bilhetes nem entradas.
Em Almada, junto à Fragata D. Fernando II e Glória, em Cacilhas, o palco do evento de passagem de ano da autarquia recebe este ano Anselmo Raph, um dos grandes nomes da música angolana. Mas há mais motivos para marcar lugar junto ao Tejo.
A partir das 22h30, no último dia do ano, começa o espetáculo com os Rock em Stock, uma banda de covers que vai interpretar temas dos anos 80 e 90. Táxi, Sitiados, Quinta do Bill, Xutos e Pontapés, UHF, sem esquecer Jorge Palma ou Rui Veloso, vão ser revisitados, e esperam-se coros de vozes épicos.
Antes da meia-noite, o palco é dos bailarinos da Escola de Dança Next, vice-campeões do Mundo na categoria de Mega Crew Hip Hop Teams. Quando soarem as 12 badaladas é altura para o fogo de artifício, este ano sincronizado entre Almada e Lisboa, com um espetáculo a unir as duas margens do Tejo.
Depois, chega “A Única Mulher”, “Não Me Toca”, “Curtição” e muito mais, pela voz de Anselmo Ralph, madrugada dentro.

Agência de Notícias

Comentários