Um super filme de ação vai ser gravado em Setúbal

Baixa e Arrábida recebem filmagens para Bollywood

Tiros, perseguições de carros e muitas, muitas e sonoras explosões vão abalar as ruas da Baixa de Setúbal. A capital do Sado vai ser, a 23 e 24 de Outubro, o palco de um movimentado filme de ação idealizado pelos estúdios de Bollywood, localizados na cidade indiana de Mumbai. Os cenários da produção asiática, ainda sem título ou atores conhecidos, são montados a partir desta segunda-feira, com vários obstáculos e paredes falsas. As filmagens irão ainda desenrolar-se na serra da Arrábida, na estrada que liga as praias da Figueirinha e dos Coelhos, além de outros locais espalhados pelo País.
Trabalhos de preparação arrancam hoje 

Setúbal foi escolhida para a filmagem de cenas de perseguições, em particular de moto, a realizar nos dias 23 e 24, no âmbito de uma longa-metragem indiana de Bollywood com estreia mundial prevista para Março de 2019.
As características de Setúbal inspiraram a YRF/AAG, produtora do filme rodado em Portugal, Itália, Suíça e Índia, para a gravação de algumas cenas de perseguições na Baixa sadina e na Arrábida, neste caso no troço de estrada entre as praias da Figueirinha e dos Coelhos.
Os cenários começam a ser preparados já nesta segunda-feira, dia 15, e incluem a montagem de obstáculos, como andaimes, e de uma estrutura de proteção no Largo da Misericórdia para permitir que uma moto possa saltar por cima dos bancos.
Na Travessa do Garim, o cenário inclui a construção de uma parede que causará um acidente com um dos motociclos, o qual acaba por entrar numa loja, também fictícia, a instalar na interseção com a Rua Major Afonso Pala.
Além destes locais, as perseguições motorizadas e outras apeadas ao estilo parkour na Baixa de Setúbal passam pelas ruas Arronches Junqueiro, Álvaro Castelões, Dr. Paula Borba, Antão Girão, Luís Sardinha, dos Almocreves, Álvaro Luz, Estêvão Vasconcelos, dos Correeiros e do Romeu e pela Travessa do Palhão. Nestes pontos não há necessidade de montagem de cenários.
"A realização deste tipo de produções em Setúbal é muito importante, pela visibilidade que dá à cidade", explica fonte da autarquia. "Este movimento começou em 2015 com as gravações da novela ‘Mar Salgado’ (SIC), tendo conseguido bons resultados em termos de atratividade turística". Atualmente, na TVI, roda a novela Jogo Duplo, com parte da história a desenrolar-se em Setúbal, Tróia e Alcácer do Sal.
Sem qualquer tipo de custos, segundo a mesma fonte, a autarquia terá como receita uma taxa municipal diária em redor dos 700 euros.
A equipa de filmagens realiza depois um período de ensaios entre os dias 19 e 22 e as gravações decorrem a 23 e 24.
A longa-metragem de Bollywood, que tem Setúbal como um dos cenários principais, integra ainda cenas rodadas em Lisboa, Serra da Estrela, Porto, Coimbra, e Cabo Espichel e Praia da Ribeira do Cavalo (Sesimbra).
Outras cenas de exteriores são gravadas em Itália e na Suíça, enquanto os interiores são assegurados nos estúdios de Bollywood em Mumbai, Índia.
A apresentação oficial do filme está marcada para o início do próximo ano e a estreia mundial prevê-se para Março.

A maior indústria de cinema do mundo 
1986 foi o número de filmes realizados o ano passado na Índia, mantendo o país como a maior indústria cinematográfica a nível mundial.
A junção das palavras Bombay (Mumbai), cidade onde estão localizados os maiores estúdios indianos, e Hollywood, deu origem ao termo Bollywood.
As receitas de bilheteira para os filmes produzidos este ano no subcontinente indiano poderão chegar aos dois mil milhões de euros, firmando um novo recorde.

Agência de Notícias

Comentários