Alcácer do Sal mantém taxa de IMI no mínimo

Município mantém IMI no valor mais baixo do país 

O município de Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, anunciou que vai manter a taxa mínima de 0,3 por cento no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em 2019. A proposta foi aprovada por unanimidade na reunião ordinária de Assembleia Municipal que se realizou no salão nobre dos paços do concelho, tendo recebido igualmente aprovação por unanimidade na reunião de Câmara de 13 de Setembro. “Embora o IMI constitua uma fonte receita para o Município, optamos por manter a taxa no seu valor mais baixo, uma vez que entendemos ser mais importante o apoio às famílias através da manutenção do alívio da carga fiscal”, declarou o presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Vítor Proença.
IMI continua no mínimo no concelho 

O presidente da câmara municipal, Vítor Proença (CDU), adiantou à agência Lusa que a manutenção da taxa mínima do IMI permite continuar a "apoiar as famílias através de um alívio da carga fiscal”, apesar de reconhecer que se trata de “uma fonte de receita" da autarquia.
“É uma medida importante e é um incentivo muito grande para a reabilitação e aquisição de imóveis, principalmente no centro histórico de Alcácer do Sal”, acrescentou o autarca.
A proposta do executivo, de maioria comunista, foi aprovada, por unanimidade, pela Assembleia Municipal, mantendo-se a taxa de IMI “no valor mais baixo”, de 0,3 por cento, para os prédios urbanos, no próximo ano.
O município decidiu ainda manter a derrama no valor de um por cento sobre o lucro tributável para a generalidade das empresas e em 0,25 por cento para aquelas cujo volume de negócios no ano anterior não ultrapasse os 150 mil euros.
A participação fixa no IRS dos sujeitos passivos com domicílio fiscal no concelho vai permanecer nos quatro por cento, valor abaixo da taxa máxima.

Agência de Notícias com Lusa

Comentários