Teatro de qualidade faz festival com êxito em Setúbal

Festa do teatro atraiu mais de quatro mil pessoas 

Perto de quatro dezenas de eventos culturais quase sempre esgotados marcaram o Festival Internacional de Teatro de Setúbal – XX Festa do Teatro, que terminou no dia 2 de Setembro, com casa cheia no Fórum Municipal Luísa Todi. Teatro de sala e de rua, música, cinema, encontros, workshops e exposições, contribuíram, desde 23 de Agosto, para o sucesso da XX Festa do Teatro, evento organizado pelo Teatro Estúdio Fontenova e Câmara de Setúbal. 
Festival decorreu em várias salas da cidade


O diretor artístico do certame, José Maria Dias, sublinha que apesar de a organização ainda não ter a contagem final do público que assistiu aos vários espetáculos, o número terá sido “largamente superior às quatro mil pessoas que no ano passado participaram no festival”.
O aumento da qualidade dos espetáculos, “todos, sem exceção, de grande nível”, é um dos motivos que explica o aumento da adesão de público, proveniente de Setúbal e de outros locais de fora do concelho.
Um dos exemplos apontados por José Maria Dias é a peça que encerrou o certame, “Há Beira na Revolta!”, da ESTE – Estação Teatral da Beira Interior, que praticamente esgotou o Fórum Municipal Luísa Todi, no dia 2.
Já no sábado, a companhia Cães do Mar, de Angra do Heroísmo, vencedora da Secção Off Mais Festa da edição de 2017, “levou ao rubro o público que encheu o Largo do Sapalinho” com a estreia da peça “Rimance de Mateus e da Baleia”, uma ópera folk interpretada por um ator e um cantor, acompanhados pela Banda Filarmónica da Capricho Setubalense.
As estreias de “Ah! Minha Dinamene!”, no dia da abertura, de “Lugar de Túbal”, a 31, uma performance e instalação em construção progressiva que culmina na edição de 2019, ambas do Teatro Estúdio Fontenova, de “Hoje durmo em Berlim”, dos White Noise Teatro, a 24, e de “Corpo Futuro”, dos 33 Ânimos, a 25, são outros destaques do certame.
A Secção Off “Mais Festa” tem sido uma “aposta ganha” nas últimas edições do certame e este ano voltou a contar com a adesão de “muito público e espetáculos de grande qualidade”.
O vencedor desta secção, que abre as portas a jovens criadores e a novos projetos teatrais que usufruem da logística e promoção do certame, foi a companhia brasileira Os Conectores, com a peça “Rosa Choque”.
Na XX Festa do Teatro, que decorreu em vários equipamentos e espaços públicos da cidade, apresentaram-se 15 espetáculos na Secção Oficial, 16 na Secção Mais Festa, sendo que oito estiveram a concurso e oito extraconcurso, dois concertos, uma mostra de curtas-metragens, conversas de teatro, duas exposições e um workshop.
Além de companhias nacionais, marcaram presença oito estrangeiras, entre as quais quatro de Espanha, três do Brasil e uma de Itália.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários