Dá um Gosto ao ADN

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Teatro de qualidade faz festival com êxito em Setúbal

Festa do teatro atraiu mais de quatro mil pessoas 

Perto de quatro dezenas de eventos culturais quase sempre esgotados marcaram o Festival Internacional de Teatro de Setúbal – XX Festa do Teatro, que terminou no dia 2 de Setembro, com casa cheia no Fórum Municipal Luísa Todi. Teatro de sala e de rua, música, cinema, encontros, workshops e exposições, contribuíram, desde 23 de Agosto, para o sucesso da XX Festa do Teatro, evento organizado pelo Teatro Estúdio Fontenova e Câmara de Setúbal. 
Festival decorreu em várias salas da cidade


O diretor artístico do certame, José Maria Dias, sublinha que apesar de a organização ainda não ter a contagem final do público que assistiu aos vários espetáculos, o número terá sido “largamente superior às quatro mil pessoas que no ano passado participaram no festival”.
O aumento da qualidade dos espetáculos, “todos, sem exceção, de grande nível”, é um dos motivos que explica o aumento da adesão de público, proveniente de Setúbal e de outros locais de fora do concelho.
Um dos exemplos apontados por José Maria Dias é a peça que encerrou o certame, “Há Beira na Revolta!”, da ESTE – Estação Teatral da Beira Interior, que praticamente esgotou o Fórum Municipal Luísa Todi, no dia 2.
Já no sábado, a companhia Cães do Mar, de Angra do Heroísmo, vencedora da Secção Off Mais Festa da edição de 2017, “levou ao rubro o público que encheu o Largo do Sapalinho” com a estreia da peça “Rimance de Mateus e da Baleia”, uma ópera folk interpretada por um ator e um cantor, acompanhados pela Banda Filarmónica da Capricho Setubalense.
As estreias de “Ah! Minha Dinamene!”, no dia da abertura, de “Lugar de Túbal”, a 31, uma performance e instalação em construção progressiva que culmina na edição de 2019, ambas do Teatro Estúdio Fontenova, de “Hoje durmo em Berlim”, dos White Noise Teatro, a 24, e de “Corpo Futuro”, dos 33 Ânimos, a 25, são outros destaques do certame.
A Secção Off “Mais Festa” tem sido uma “aposta ganha” nas últimas edições do certame e este ano voltou a contar com a adesão de “muito público e espetáculos de grande qualidade”.
O vencedor desta secção, que abre as portas a jovens criadores e a novos projetos teatrais que usufruem da logística e promoção do certame, foi a companhia brasileira Os Conectores, com a peça “Rosa Choque”.
Na XX Festa do Teatro, que decorreu em vários equipamentos e espaços públicos da cidade, apresentaram-se 15 espetáculos na Secção Oficial, 16 na Secção Mais Festa, sendo que oito estiveram a concurso e oito extraconcurso, dois concertos, uma mostra de curtas-metragens, conversas de teatro, duas exposições e um workshop.
Além de companhias nacionais, marcaram presença oito estrangeiras, entre as quais quatro de Espanha, três do Brasil e uma de Itália.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010