Seixalíada reforça desporto para todos no Seixal

56 modalidades em competição durante quatro semanas 

A 35ª edição da Seixalíada arrancou no passado fim de semana, e durante quatro semanas, a grande festa do desporto do Seixal vai agitar o concelho com  milhares de atletas inscritos em 56 modalidades dirigidas a públicos de várias idades. Mais de três mil pessoas estiveram presentes na Festa de Abertura da Seixalíada, que teve lugar no Parque Urbano de Fernão Ferro, onde puderam participar nas dezenas de iniciativas. Um dos marcos  deste evento volta a ser o desporto adaptado que nesta edição integra mais atividades. Durante o evento, o presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, referiu que “o desporto é uma área de grande importância no município, tendo em conta todos os benefícios que traz à população, em termos de saúde e também em termos de ocupação de tempos livres, sendo a Seixalíada a iniciativa desportiva popular de maior dimensão do concelho, não existindo nenhuma igual no país". 
Está de volta a maior festa do desporto 

Na abertura, os mais novos não foram esquecidos pelo que tiveram ao seu dispor várias modalidades apropriadas para a sua idade, bem como diversos insufláveis, artes plásticas, magia, mikado e xadrez gigante. A Seixalíada é efetivamente uma iniciativa de desporto para todos e é por isso que o desporto adaptado tem também um programa específico, que conta este ano com o corfebol, o andebol adaptado, o boccia e o futebol para cegos, bem como com atividades de experimentação de tricicleta e slalom.
Segundo a autarquia, esta foi apenas uma pequena mostra do que vai ser a edição deste ano onde será reafirmada a prática desportiva "para todos".
"É por isso que a autarquia apoia diariamente o movimento associativo local, através da atribuição de apoios para atividades regulares e pontuais, estabelecidas através de contratos-programa, que permitem que as nossas associações e coletividades possam dinamizar e proporcionar aos nossos munícipes a enorme oferta desportiva que está à vista no nosso concelho", disse Joaquim Santos.
O autarca do Seixal disse também que "por isso que a autarquia tem dotado o concelho de uma rede de equipamentos desportivos, onde é possível realizar atividades físicas todos os dias. Também o desporto ao ar livre é dinamizado no nosso município, onde dou como exemplo a Baía do Seixal que convida à prática de desportos náuticos e de lazer”.
Joaquim Santos acrescentou ainda que “para além destes apoios, a Câmara do Seixal tem ainda comparticipado obras de requalificação dos espaços das coletividades e associações, num investimento que ronda, nos últimos anos, mais de 4,5 milhões de euros.
Entende a autarquia que a aposta que faz no desporto para todos traz benefícios para os munícipes ao nível da sua saúde, e promove também "o lançamento de grandes atletas que iniciam a sua atividade desportiva nas coletividades do concelho, sendo este um bom exemplo que, a ser aplicado em todo o país, traria benefícios para a população nacional e favoreceria os resultados em provas de alta competição como os Jogos Olímpicos".
A 35.ª edição da Seixalíada apresenta este ano uma oferta de 56 modalidades, que vão das artes marciais, às atividades náuticas, futebol e patinagem, entre outras. Esta edição conta com novas modalidades, como o duatlo, que integra pela primeira vez o calendário da Seixalíada. O desporto adaptado marca presença com o corfebol, andebol adaptado, boccia e futebol para cegos, bem como com atividades de experimentação de tricicleta e slalom.

Seixalíada certificada com a Bandeira da Ética
A somar a tantos outros reconhecimentos, em 2018 a Seixalíada foi certificada com a Bandeira da Ética. Este é um processo de certificação dos valores éticos no desporto, dirigido aos clubes, escolas e projetos cujo objetivo seja a promoção dos valores éticos através do desporto, conceito evidenciado com o projeto Seixalíada, no âmbito da promoção do Desporto para Todos.
A Seixalíada é um dos pontos altos do calendário desportivo do concelho e a comprová-lo estão os números de 2017, ano em que a iniciativa somou 198 eventos, 65 modalidades e 20199 participantes, dos quais 15 334 eram do concelho. Foram ainda realizados 179 eventos de nível local, 16 de nível regional e 3 eventos de dimensão nacional.
A iniciativa é organizada pela Câmara do Seixal, juntas de freguesia, movimento associativo e escolas do concelho, e conta também com o apoio do Centro Humanitário Estuário do Tejo da Cruz Vermelha Portuguesa no Seixal, associações de bombeiros, forças de segurança pública e diversos patrocinadores.

Agência de Notícias com Câmara do Seixal

Comentários