Santiago do Cacém isenta derrama a pequenas empresas

Medida de incentivo à economia local

A Câmara de Santiago do Cacém, distrito de Setúbal, decidiu manter, em 2019, a isenção de derrama para as empresas sediadas no concelho cuja faturação anual não ultrapasse os 150 mil euros, anunciou o município. Em comunicado, a autarquia, de maioria CDU, adianta que para as empresas que não se enquadram neste requisito será de 1,5 por cento a taxa de derrama, imposto municipal que incide sobre o lucro tributável das pessoas coletivas. A decisão da câmara vai ainda ser sujeita à votação da Assembleia Municipal de Santiago do Cacém.
Pequenas empresas não pagam derrama 


A decisão, aprovada em reunião do executivo municipal, constitui "mais uma medida de incentivo à economia local", sendo "uma das formas para ajudar as pequenas e microempresas", disse o presidente da câmara municipal, Álvaro Beijinha, citado num comunicado da autarquia.
Segundo o autarca, ao nível dos parques empresariais, "tem sido seguida uma política de investimento e apoio".
"Disponibilizamos terrenos às empresas que se queiram fixar no município a preços bastante reduzidos, muito abaixo do que são os custos das infraestruturas dessas mesmas zonas empresariais", referiu.
Medidas que, segundo Álvaro Beijinha, "fazem com que, nos últimos anos, se tenha assistido a uma forte dinâmica empresarial com novos projetos e a fixação de empresas, assim como ao crescimento dos negócios já existentes, criando mais postos de trabalho e riqueza".
O município apresentou uma candidatura a fundos comunitários, que, caso seja aprovada, representará um investimento na ordem dos 2,5 milhões de euros nos parques empresariais do concelho.
"A estratégia da câmara foi a de criar uma rede de parques empresariais, o que permite alcançar o objetivo do nosso projeto político de combate às assimetrias para que as pessoas não deixem as freguesias do interior", sublinhou Álvaro Beijinha.
No concelho, existem seis áreas empresariais em Alvalade, Cercal, Ermidas, Santiago do Cacém, Santo André e Vale de Água.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários