PAN exige esclarecimento por morte de touros na Moita

Partido quer a presença de médicos-veterinários nas largadas 

O partido Pessoas Animais e Natureza (PAN) pediu explicações ao Governo “sobre o violento acontecimento da passada noite de 10 para 11 de Setembro, na Moita, na qual um toiro foi morto à paulada e com farpas depois de ter rasgado a zona do períneo de um indivíduo” no decurso de uma largada nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem. O PAN denuncia ainda a morte de um outro touro nas mesmas festas durante a largada, “alegadamente por ter partido a coluna” durante uma largada de touros. Os incidentes ocorrem nas festas da Moita deste mês e foram filmados por populares. 
Dois touros morreram nas largadas da Moita 

O PAN questionou o Governo e exigiu um esclarecimento sobre a morte de dois touros e a “falta de segurança” nas Festas da Moita.
Em comunicado, o partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) explicou que, no dia 10 de Setembro, um touro “foi morto à paulada e com farpas depois de ter rasgado a zona do períneo de um indivíduo no decurso de uma largada”.
Neste evento, segundo o mesmo documento, morreu ainda outro touro, “alegadamente por ter partido a coluna”.
“O animal morreu em plena via pública, sob o olhar de adultos e crianças, sem que ninguém lhe tivesse prestado qualquer auxílio ou chamado um médico-veterinário para mitigar o seu sofrimento como se pode ver num vídeo registado e partilhado por um membro da assistência”, descreve o partido.
O PAN questionou o Ministério da Administração Interna, para esclarecer se o evento contava com a presença de órgãos de polícia criminal, se foram levantados autos de contraordenação e se algum deles foi relativo “às situações apontadas que levaram à morte dos touros”.
Segundo um comunicado divulgado na semana passada pela GNR, nas Festas da Moita foram elaborados 136 autos de contraordenação, dos quais 70 por consumo de droga e 66 por infrações rodoviárias.
Foi também detido um homem que atropelou várias pessoas, matando uma jovem de 17 anos.
Já ao Ministério da Cultura, o PAN perguntou se a Inspeção-Geral das Atividades Culturais tomou conhecimento destes factos e que providências pensa tomar para “impedir este género de situações”.
O partido perguntou ainda ao Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural se este tipo de eventos com largadas de touros costuma ter “a presença de algum médico-veterinário” e de que forma a Direção-Geral de Alimentação Veterinária fiscaliza as iniciativas que envolvem animais.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários