Mobilidade de bicicleta para o trabalho em Setúbal

"Tem de haver uma mudança de mentalidades e uma aposta na mobilidade suave"

Trabalhadores de vários setores da Câmara de Setúbal deslocaram-se dia 21, de manhã, de bicicleta para o trabalho em resposta a um desafio lançado no âmbito do programa das comemorações locais da Semana Europeia da Mobilidade. Na terceira edição da iniciativa “Bike to Work – Somos Câmara de Setúbal”, a autarquia voltou a apelar aos funcionários para utilizarem a bicicleta no trajeto entre a casa e o local de trabalho, apostando, assim, num modo de transporte suave e sustentável. A autarquia recebeu ainda no dia 20, em Lisboa, o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” atribuído pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, pelo trabalho desenvolvido na promoção do uso deste meio de transporte.
Setúbal usa cada vez mais a bicicleta 

“Não podemos pensar só no carro. Tem de haver uma mudança de mentalidades e uma aposta na mobilidade suave”, sublinha o chefe da Divisão de Planeamento Urbanístico da autarquia sadina. O responsável vinca que o município tem realizado um conjunto de investimentos para construir um concelho mais amigo do ambiente, com medidas como a implementação, este ano, do programa Arrábida Sem Carros que pesou na decisão da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta de atribuir à autarquia o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”.
Outra ação consiste na criação de uma rede de ciclovias de ligação dos principais parques e equipamentos da cidade à frente ribeirinha, com o Parque da Várzea, atualmente em construção, a constituir “um ponto importante que vai contribuir para fomentar a utilização da bicicleta em modo de desporto, mas também vai integrar percurso trabalho-casa”.
A aposta na intermodalidade, com a criação de um interface de transportes na Praça do Brasil para ligar o transporte ferroviário ao rodoviário, num projeto que também inclui um sistema de bicicletas partilhadas, é outra medida projetada pela autarquia.
Ainda no que diz respeito à promoção do uso da bicicleta, a Câmara de Setúbal está a instalar mais de dez novos parqueamentos na Avenida Luísa Todi, Praça de Bocage e praias da Arrábida, para substituir as antigas espirais.
Alguns destes parqueamentos foram inaugurados no dia 22 durante um passeio promovido em parceria com a Setúbal de Bicicleta/Mubi e a ENA – Agência de Energia da Arrábida, no âmbito das comemorações locais da Semana Europeia da Mobilidade e do Dia Europeu Sem Carros.

Uso da bicicleta veio para ficar 
A vereadora do Ambiente da autarquia, Carla Guerreiro, salienta que iniciativas como estas representam “pequenos passos simbólicos”, mas que podem dar frutos e traduzir-se “num início de mudança dos comportamentos das pessoas, especialmente tendo em conta a necessidade de mitigar as consequências das alterações climáticas”.
A iniciativa “Bike to Work – Somos Câmara de Setúbal”, um desses “pequenos passos”, contou com a adesão de trabalhadores municipais que, nalguns casos, já utilizam a bicicleta no percurso casa-trabalho, como sucede com José Almeida, 56 anos, vigilante dos viveiros municipais, nas Amoreiras.
“Moro na Bela Vista e todos os dias, desde há seis anos, vou de bicicleta para o trabalho. Quando comecei, era difícil, até porque tinha um pouco mais de peso, mas agora não me vejo a utilizar outro transporte”.
Os trabalhadores que aderiram a esta iniciativa receberam um diploma de participação.

Programa Arrábida Sem Carros vale prémio nacional
A Câmara de Setúbal recebeu no dia 20, em Lisboa, o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” atribuído pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, pelo trabalho desenvolvido na promoção do uso deste meio de transporte.
A presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, recebeu o galardão em cerimónia realizada no auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, a decorrer até amanhã com um conjunto de iniciativas para promover a utilização de diferentes modos ou meios de transporte na mesma viagem.
O galardão distingue o trabalho desenvolvido pela autarquia em prol da mobilidade no concelho e pela utilização dos chamados modos suaves de transporte, mas, em especial, pela decisão de implementar o Programa Arrábida Sem Carros.
“Este prémio confirma, uma vez mais, a justeza das difíceis decisões que tomámos nesta matéria para garantir a segurança dos frequentadores daquelas áreas balneares e o respeito pelo património ambiental único em que se situam”, sublinhou Maria das Dores Meira.
O Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” foi implementado em 2006 pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta com o objetivo de reconhecer publicamente o contributo de entidades ou individualidades para a promoção da utilização da bicicleta nas suas múltiplas vertentes.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários