Festas animam Vila Fresca de Azeitão até domingo

Celebrações religiosas e as cavalhadas à antiga portuguesa marcam festividades

As celebrações religiosas e as cavalhadas à antiga portuguesa são pontos altos da Festa em Honra de Nossa Senhora da Saúde, em Vila Fresca de Azeitão, entre 6 e 9 de Setembro. O programa das festividades, a decorrer num recinto junto da Igreja de S. Simão, com stands de artesanato, bailarico  e tasquinhas gastronómicas, arranca esta quinta-feira à noite, com a oração do terço, que dá início a um tríduo religioso. A procissão solene em honra de Nossa Senhora da Saúde que percorre as ruas da vila é outro dos momentos altos do certame. A festividade, criada em 1723, é organizada pela Sociedade Filarmónica Providência, em colaboração com a paróquia de S. Simão e com o apoio da Câmara de Setúbal, da Junta de Freguesia de Azeitão, entre outras entidades. 
Festas são em honra de Nossa Senhora da Saúde 

As celebrações religiosas e as cavalhadas à antiga portuguesa são pontos altos da Festa em Honra de Nossa Senhora da Saúde, entre os dias 6 e 9 de Setembro, em Vila Fresca de Azeitão, O programa das festividades, a decorrer num recinto junto da Igreja de S. Simão, com stands de artesanato e tasquinhas gastronómicas, tem início quinta-feira, dia 6, às 21 horas, com a oração do terço, que dá início a um tríduo religioso, que se repete no dia seguinte, à mesma hora.
No dia 7, a música da banda Solidó Big Band, de Vendas de Azeitão, abre oficialmente o arraial da festa, às 21h30, seguida, às 22 horas, da atuação da Orquestra Bohémia, da Sociedade Filarmónica Providência. A noite termina com baile conduzido por Manuel Marques.
No sábado, dia 8, a partir das 16 horas, há cavalhadas à antiga portuguesa, prova equestre com origem no século XVIII em que os cavaleiros se esforçam por acertar com um varão numa argola pendurada a alguns metros de altura.
À noite, às 21 horas, é celebrada a missa da natividade de Nossa Senhora, a que se segue, uma hora depois, um baile com o conjunto Grupo Trio Allegro de Setúbal. A animação continua a partir da uma da madrugada com DJ Patronilho.
No último dia dos festejos, no domingo, 9, o certame é retomado às 11 horas com uma aula de ginástica conduzida pela Sociedade Filarmónica Providência.
Da parte da tarde, às 16 horas, é celebrada uma missa seguida de procissão solene em honra de Nossa Senhora da Saúde que percorre as ruas de Vila Fresca de Azeitão, acompanhada pela banda da Sociedade Filarmónica Providência. Às 18 horas, há animação musical com Abel Geada Trio.
Um concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica Providência, às 21h30, um baile com Abel Geada Trio, às 22h30, e a atuação de Jorge Nice, a partir das 23h30, encerram os quatro dias do certame realizado desde 1723.
A Festa de Nossa Senhora da Saúde é organizada pela Sociedade Filarmónica Providência e pela Paróquia de S. Simão, com os apoios da Câmara de Setúbal, da Junta de Freguesia de Azeitão, da Secil e da Fundação Oriente.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários