Feira exalta turismo de natureza em Setúbal

Turismo de natureza observa estuário do Sado

Atividades de observação de aves e de educação ambiental, uma feira, workshops, passeios de barco e atividades desportivas são destaques do ObservaNatura 2018, certame dedicado ao turismo ornitológico a realizar nos dias 28, 29 e 30 de Setembro, em diversos locais do concelho de Setúbal. O ObservaNatura, organizado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e Reserva Natural do Estuário do Sado, pela Câmara de Setúbal e pelo Troia Natura, tem atividades centradas na Herdade da Mourisca, mas também na Casa da Baía de Setúbal, em Tróia, no rio Sado e no Parque Urbano de Albarquel. 
Património natural do Sado em destaque 

O evento, realizado pelo décimo ano consecutivo, é dedicado ao turismo ornitológico, uma modalidade do turismo de natureza com destaque para a observação de todo o tipo de aves, de forma direta, com recurso a binóculos ou ainda através de telescópios de campo.
O certame inclui uma feira instalada na Herdade da Mourisca, junto do Moinho de Maré, que promove um encontro entre empresas de turismo de natureza e de material ótico, organizações não governamentais, editoras e turistas ornitológicos, em torno dos valores da biodiversidade.
A feira, de entrada livre, funciona, no dia 28, entre as 12 às 19 horas, no sábado, 29, entre as 10 e as 19 e no domingo, 30, entre as 10 e as 18 horas.
A possibilidade de contemplação de aves do Estuário do Sado, como flamingos, garças e colhereiros, é um dos atrativos do evento, que dispõe de um posto fixo de observação junto do Moinho de Maré da Mourisca, com telescópios, binóculos e guias de campo.
A atividade neste espaço, denominada “De Olho nas Aves”, de participação gratuita, realiza-se sábado e domingo, entre as 10h30 e as 12h30.
A observação de algumas das 265 espécies de aves do Estuário do Sado é também o objetivo de passeios de barco a realizar nos três dias do certame, com um custo de quinze euros para adultos e de cinco para jovens dos 11 aos 15 anos.
A riqueza e as potencialidades naturais da Herdade da Mourisca são dadas a conhecer nestes passeios a bordo da embarcação tradicional Mira Sado, com partidas, no dia 28 das 16h15 às 18h45, no dia 29, às 17 horas e às 18h15, e no dia 30, das sete da manhã às 19h15.
Uma sessão de anilhagem de aves, uma das ferramentas mais utilizadas para estudar as migrações, é dinamizada no dia 30, das 8h30 às 12h30. As inscrições devem ser feitas até dia 25 através do endereço feira.observantaura@gmail.com ou, caso ainda exista disponibilidade, no próprio dia, no secretariado do evento.
Junto do Moinho de Maré da Mourisca são dinamizadas outras atividades lúdicas e de educação ambiental, como a Introdução à Observação de Aves, atividade paga, com inscrições no e-mail biotrails@gmail.com, a realizar no dia 28, às 15 horas, e a Bioblitz Observanatura, atividade gratuita de registo de espécies com o apoio de especialistas, ao longo do dia 29.
Passeios equestres pela Herdade da Mourisca, nos dias 28 e 29, um passeio botânico pelo sapal da Herdade da Mourisca, no dia 28, às 16 horas, uma aula de desenho de campo, no dia 29, às 14 horas passeios pedestres pela envolvente do Moinho de Maré para observação de aves, nos dias 29 e 30, workshops e diversas atividades destinadas ao público infantil, na Tenda Kids, compõem o programa junto do Moinho de Maré.
O ObservaNatura 2018 inclui, igualmente, atividades com ponto de partida na Casa da Baía, como o peddy paper “À descoberta da baía de Setúbal”, no dia 29, com início às 9h45, o “Blue Corner – Praias Circuito Turístico”, o “Parque Natural da Arrábida Circuito Turístico” e o “Estuário do Sado Circuito Turístico – O Estuário e o Mar”. Estas três atividades, com inscrições pagas, em info@nature-affairs.com, decorre nos dias 28, 29 e 30.
Em Troia estão previstas atividades náuticas, nos três dias, passeios de barco para observação de golfinhos, uma visita guiada às ruínas romanas, no dia 29, às 15 horas, um passeio pedestre pela orla do estuário do Sado, também no dia 29, às 11 horas, e um passeio guiado pela Troia Selvagem, no dia 30, às 9h30, para explorar as aves e as plantas deste paraíso.
O programa do X ObservaNatura inclui, igualmente, atividades desportivas no rio Sado, como stand up paddle, canoagem e batismos de mergulho, além de coasteering, percurso ao longo da zona costeira recorrendo a atividades de escalada e natação, e passeio em speedboat.
Mais informações sobre o programa do certame e a forma de inscrição nas mais de quatro dezenas de atividades podem ser consultadas na página oficial, em www.observanatura.com.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários