Câmara do Montijo afirma Escola Pública

Autarquia está a investir nas escolas do Areias e Santo Isidro 

Na reunião de câmara de 29 de Agosto, o presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, proferiu uma intervenção sobre a Escola Pública no concelho, onde afirmou o papel da autarquia no âmbito da educação. Na preparação para o arranque do ano letivo 2018/2019, o autarca deixou uma mensagem de compromisso com a comunidade educativa montijense e relembrou o trabalho que a autarquia está a desenvolver: “este ano, no âmbito da empreitada de trabalhos diversos, estamos a intervir na Escola Básica do Areias e nas escolas básicas de Sto. Isidro de Pegões”. Também o projeto da reabilitação da Escola Básica Joaquim de Almeida, no Bairro do Mouco, foi apresentado na Ordem dos Arquitetos como um exemplo de boas práticas na reabilitação urbana de equipamentos escolares.
EB do Bairro do Mouco ganhou prémio 

“Estamos a requalificar a Escola Básica Luís de Camões, melhorando a eficiência energética da cobertura e alçados, substituição da caixilharia, introdução de painéis fotovoltaicos, arranjos exteriores e polidesportivo. Vamos, ainda, requalificar a Escola Básica da Liberdade e a Escola Básica Joaquim de Almeida”, acrescentou o autarca.
Nuno Canta enumerou, ainda, as inúmeras intervenções executadas pela autarquia ao longo dos anos, que permitiram, por exemplo, a recuperação de todos os estabelecimentos de ensino público do parque escolar municipal, a criação de uma rede de pré-escolar no concelho e a implementação do Laboratório de Aprendizagem do Montijo.

Reabilitação da EB Joaquim de Almeida é exemplo de boas práticas
O projeto da reabilitação da Escola Básica Joaquim de Almeida, no Bairro do Mouco, no Montijo, foi apresentado na Ordem dos Arquitetos como um exemplo de boas práticas na reabilitação urbana de equipamentos escolares, num evento que decorreu em Julho.
A reabilitação da EB Joaquim de Almeida é uma das candidaturas do Município do Montijo aprovadas pelo Portugal 2020.
Para além da recuperação do edifício principal do estilo Plano Centenário, o projeto inclui, ainda, a ampliação do refeitório cujo projeto de arquitetura é da responsabilidade do atelier Falanstério.
Com esta intervenção, a Câmara do Montijo "pretende renovar as instalações escolares existentes, assim como aumentar a sua eficiência energética, oferecendo melhores condições de ensino à comunidade escolar da EB Joaquim de Almeida", sublinhou a autarquia em comunicado.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários