Setúbal e Tróia estão em festa a partir de sábado

Sado recebe uma das festas mais bonitas da cidade

Um concurso de barcos engalanados, um círio fluvial a ligar as duas margens do rio Sado e noites com animação marcam as Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, que decorrem entre os dias 11 e 13 de Agosto. As festas anuais da comunidade piscatória setubalense, organizadas por uma comissão própria, com o apoio da Câmara de Setúbal, entre outras entidades, são antecedidas de um tríduo em honra de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, nos dias  9 e 10, às 21h30, na Igreja de São Sebastião, em Setúbal. Os festejos começam a 11, com uma alvorada em Setúbal, às oito horas, e da parte da tarde, com início às 15 horas, decorre uma missa por alma dos marítimos falecidos, na Igreja de São Sebastião.
Festas decorrem até 13 de Agosto 


Às 15h50, a procissão sai da igreja para transporte fluvial da imagem da Senhora do Rosário para a capela na Península de Tróia, acompanhada pela música das bandas da Sociedade Musical Capricho Setubalense e da Charanga de Sarilhos Grandes.
A fechar o primeiro dia de festa, às 21h30, já em Tróia, onde os participantes permanecem no acampamento na Caldeira até 13 de Agosto, realiza-se a tradicional
procissão de velas pela praia, a que se segue um baile e arraial animado pelo conjunto Alfa Trio.
A 12, uma alvorada às oito da manhã marca o início do segundo dia de festa, que conta com uma missa, às 10h30, seguida de nova procissão pelo areal, acompanhada pela Banda Musical Charanga de Sarilhos Grandes.
A partir das 15 horas, estão previstos divertimentos na praia, que incluem um baile com música pela acordeonista Nicole Viviane. Às 17 horas decorre o concurso de barcos engalanados.
À noite, às 22 horas, é a vez de João Carlos animar o arraial e o baile na praia, enquanto à meia-noite há um espectáculo de fogo de artifício.
O dia 13, de encerramento das festividades de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, começa com uma missa por alma dos marítimos falecidos e seus familiares, às 10 horas. A partir das 11 horas, há divertimentos na praia e, às 11h30, são entregues os prémios aos vencedores do concurso de barcos engalanados.
O retorno de Tróia a Setúbal, em círio com dezenas de embarcações engalanadas, com partida prevista para as 16h30, constitui o ponto alto das festividades em honra dos marítimos.

Agência de Notícias

Comentários