Seixal cede terreno para lar de Fernão Ferro

"Finalmente tivemos as condições para poder materializar esta cedência" 

O ato de cedência e constituição do direito de superfície de um lote de terreno à Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Fernão Ferro teve lugar no final do mês passado, durante as Festas Populares de Fernão Ferro, no concelho do Seixal. Joaquim Raposo, presidente da direção da associação, considerou que a presença dos sócios da associação "mostra o interesse" de todos na construção do lar da instituição, que "tanta falta faz aos nossos idosos".O terreno de quase cinco mil m2 na Avenida 10 de Junho, junto ao Centro Paroquial, nos Redondos, "está muito bem localizado" e representa um apoio da Câmara do Seixal de 420 mil euros. 
Cedência de terreno celebrado nas festas locais 


Joaquim Raposo agradeceu ainda ao presidente da Câmara do Seixal e a todos "os que contribuíram para a cedência deste terreno para a instituição". Afirmou que foram "muitos anos à espera" e pediu a colaboração de todos para que o lar seja uma realidade, desde as autarquias, segurança social, sócios e direção da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Fernão Ferro, aos mecenas, "que podem ser os empresários e os comerciantes da zona". E concluiu: "Obrigado a todos, vamos à luta", sublinhou o dirigente. 
Joaquim Santos, presidente da Câmara do Seixal, explicou que o terreno agora cedido em direito de superfície à associação tinha sido anteriormente cedido aos bombeiros do Seixal, mas verificou-se que seria mais adequado um outro terreno noutro local, na EN 378, junto ao Monte Verde e à Flor da Mata, onde já decorre a obra de construção do quartel. 
O autarca disse ainda que os bombeiros "tiveram um problema de ordem judicial, e só muito recentemente os tribunais possibilitaram que se fizesse esta escritura" de revogação da cedência do terreno aos bombeiros e da cedência e constituição do direito de superfície à Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Fernão Ferro.
Joaquim Santos mostrou satisfação por este passo ter sido "conseguido" e informou que o terreno de quase cinco mil m2 na Avenida 10 de Junho, junto ao Centro Paroquial, nos Redondos, "está muito bem localizado" e representa um apoio da Câmara do Seixal de 420 mil euros. Disse ainda que a associação, em parceria com a câmara municipal e a segurança social, "vai conseguir construir o lar de idosos de Fernão Ferro" e concluiu: "Contam com o apoio da Câmara do Seixal agora para a fase de projeto, mas depois também para a fase de obra. Estamos sempre ao lado da população".
A Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Fernão Ferro foi constituída em 1991 e funciona nas atuais instalações desde 2001. Desenvolve um trabalho social de mérito, apoiando 50 utentes em centro de dia e 15 em serviço de apoio domiciliário. De acordo com o Censos de 2011, residiam na freguesia de Fernão Ferro 17 059 habitantes, dos quais 3 227 teriam 65 ou mais anos.
Estiveram presentes no evento Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, Américo Costa, em representação da assembleia municipal, os vereadores Manuela Calado, Joaquim Tavares e Marco Fernandes, eleitos da Junta de Freguesia de Fernão Ferro, António Matos e Francisco Arnaut, presidente e tesoureiro da Associação Humanitária de Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal, Joaquim Raposo e Fernanda Cordeiro, presidente da direção e tesoureira da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Fernão Ferro, respetivamente, bem como sócios da instituição e população.

Agência de Notícias com Câmara do Seixal 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários