Projeto “Por este Rio Acima” visita Alcochete

Vila tem uma ligação estreita com o rio Tejo

Na passada semana, técnicos da câmara de Alcochete, receberam Rui Silva Pires, o proponente e promotor do projeto 343 “Por este Rio Acima” no âmbito do Orçamento Participativo Portugal, para uma visita técnica no concelho de Alcochete. A dinamizar um projeto relacionado com Tejo e seus afluentes, Rui Silva Pires visitou Alcochete, visto se tratar de um concelho que apresenta uma ligação estreita com o rio Tejo, sendo esta associação muito vidente quer no património natural concelhio, quer na história e cultura local.
Autor do projeto visitou Alcochete 

Uma visita à Fundação das Salinas do Samouco, um passeio a bordo do Bote Leão com passagem pela Reserva Natural do Estuário do Tejo e uma visita pela frente ribeirinha foram as atividades planeadas pela autarquia no sentido de dar a conhecer a ligação que Alcochete mantem com o rio.
De acordo com Rui Silva Pires, com a apresentação do projeto 343 – “Por este rio acima” o autor pretende dar o seu contributo “para minimizar problemas, propondo uma identificação do estado das nascentes dos afluentes do rio Tejo e de aldeias próximas que tenham sofrido considerável despovoamento desde o final do século passado. E, despois, promover a (re)visitação e animação trazendo artes e cultura da foz e do estuário do rio Tejo, preferencialmente de pessoas com raízes nesses territórios”.
Até 30 de Setembro, os cidadãos interessados podem votar nos num projeto nacional e/ou num projeto regional no âmbito do Orçamento Participativo Portugal.
Saiba mais sobre o projeto “Por este Rio Acima”:
https://www.facebook.com/RioTejoAcima/
https://opp.gov.pt/proj/343

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 

Comentários