Museu de Alcochete expõe 30 anos de história

“A história da nossa história” em exposição até Agosto de 2019 

O museu municipal de Alcochete comemora este ano 30 anos de existência e de dedicação à preservação da história local. Para assinalar esta data, a câmara municipal inaugurou no passado sábado, a mostra “A história da nossa história” que estará patente ao público até Agosto de 2019 no núcleo sede do museu municipal. Através de fotografias, imagens e algumas peças, o museu municipal reaviva alguns dos momentos mais marcantes neste percurso de 30 anos a trabalhar em prol da história e memórias locais tendo, para isso, trabalhado em áreas tão diversificadas como investigação, arqueologia, conservação, documentação e inventário. A exposição foi inaugurada pelo presidente da Câmara de Alcochete, Fernando Pinto, e contou igualmente com as presenças dos vereadores Fátima Soares, Pedro Lavrado e Vasco Pinto.
Autarcas inauguraram exposição 

Na abertura desta mostra, o presidente da câmara municipal agradeceu a todos aqueles que ao longo destes 30 anos contribuíram para a construção do acervo municipal seja com trabalho como com doação de peças. Fernando Pinto salientou que para avançarmos na história é muito importante também não esquecermos “as nossas raízes, o nosso passado” e convidou todos a deixarem-se envolver na história que está patente nos vários núcleos expositivos do núcleo sede.
O autarca destacou ainda que Alcochete é "um concelho ímpar, um concelho que vive da sua história, das suas gentes e distingue-se no contexto da área metropolitana de Lisboa pela sua beleza singular e rica gastronomia".
Os técnicos do museu municipal realizaram uma breve visita a esta mostra histórica e apelaram para os mais novos continuem a colaborar com este equipamento municipal que, para continuar com a sua missão de divulgar a história do concelho precisa que todos colaborem seja com a partilha de fotografias, para digitalização, ou com a doação de peças que estejam ligadas às memórias de Alcochete.
Sob o mote dos 30 anos do Museu Municipal está ainda em curso uma mostra itinerante de peças que integram a coleção do museu municipal e que até 18 de Agosto de 2019 vão percorrer diversos espaços no concelho como a biblioteca de Alcochete, os núcleos sede e de arte sacra do museu municipal, as três juntas de freguesia, a galeria municipal e as sedes do Grupo Desportivo da Fonte da Senhora e da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva do Rancho Folclórico Danças e Cantares do Passil.

Salero na tarde de “Sons e Sabores” no museu municipal
No sábado à tarde, as comemorações prosseguiram no jardim do núcleo sede com mais um final de tarde de “sons e sabores”.
Depois do Wine-Up e da atuação do artista Zoran, no mês de Agosto, esta iniciativa esteve dedicada à música e danças sevilhanas com a atuação da Associação de Danças Sevilhanas Rocieras de Alcochete. Os sabores também não foram descurados nesta tarde quente e marcaram presença na iniciativa através da loja Alcatejo que levou licores e outros produtos regionais ao museu municipal através do seu posto móvel.
No início do mês de Setembro haverão mais “Sons e Sabores” no jardim do núcleo sede do museu municipal com novas propostas para despertar sentidos.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete
Leia outras notícias do dia em 

Comentários