Mourisca recebe festa da gastronomia do Sado

Há festa no Moinho de Maré da Mourisca este fim de semana

A Festa do Moinho de Maré da Mourisca, no Faralhão, em Setúbal, regressa nos dias 24, 25 e 26 de Agosto, com um programa que inclui gastronomia, artesanato, música, dança e atividades desportivas. Ostras, mariscos, choco frito, feijoada de choco, arroz de lingueirão, pipis e pica-pau, entre outros petiscos, são servidos com vista para o rio Sado nas tasquinhas de gastronomia, um dos principais pontos de interesses do certame, realizado na Herdade da Mourisca.  Outro momento alto da 19.ª edição da Festa do Moinho de Maré da Mourisca é o 18.º Concurso Gastronómico, em que as diversas tasquinhas dinamizadas pelo movimento associativo das freguesias do Sado e de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra concorrem pela eleição do melhor prato. Adelaide Ferreira é a atração musical do último dia de festa.  

Mourisca em festa no fim de semana 

Já os melhores doces e licores apresentados nos stands de produtos regionais concorrem ao 13.º Concurso de Doçaria e ao 13.º Concurso de Licores. Os premiados dos três concursos são anunciados no último dia das festividades, pelas 22 horas.
O certame, organizado pela Comissão de Festas do Moinho de Maré da Mourisca e pelas juntas de freguesia do Sado e de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, com diversos apoios, incluindo a Câmara de Setúbal, conta com um leque diversificado de atividades.
A abertura da festa, que anualmente é visitada por cerca de 30 mil pessoas, está marcada para dia 24, às 19 horas, a que se segue, às 20h00, a inauguração oficial com uma atuação da fanfarra dos Escuteiros do Agrupamento 64 de São José.
O programa prossegue, às 21 horas, com uma atuação da cantora Flávia Francisco e, meia hora depois, há um espetáculo com o Grupo de Concertinas da Sertã. O primeiro dia de festas termina com a atuação do cantor Luís Portela, com início às 22 horas a que se segue um baile conduzido por Nicole Viviane, a partir das 23 horas
No dia 25, às 13 horas, são avaliados todos os concorrentes aos concursos de gastronomia, doces e licores, e, a partir das 16 horas, jogos de malha corrida e um torneio de chinquilho animam o certame. Segue-se, às 19 horas, uma aula de zumba.
A animação musical tem início às 21 horas com uma atuação de Carina Martins, a que se segue, uma hora depois, o conjunto típico Os Massacotes e, às 23 horas, Amaro Máscaras. A fechar a noite, a partir das 00h30, há baile com os Irmãos Cabanas.
O último dia das festas, a 26, tem atividades logo às nove horas, com um passeio pedestre, a partir da sede da Junta de Freguesia do Sado, e um passeio de BTT, com saída do recinto da festa. Às 11 horas, é celebrada uma missa campal.
Na parte da tarde, a dança anima o recinto a partir das 19 horas com a dança clássica do grupo As Pandoras e as sevilhanas da União Desportiva e Recreativa das Pontes. A partir das 21 horas, o recinto recebe o grupo de música popular Os Tibornas.
A cerimónia oficial de encerramento da 19.ª Festa do Moinho de Maré da Mourisca decorre às 22 horas, com a entrega dos prémios aos vencedores dos concursos de gastronomia, doçaria e licores.
A cantora Adelaide Ferreira atua a partir das 22h30 e ainda há tempo para um baile, com início às 23h30, conduzido pelo duo Ricardo e Jorge.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários